País

Militares do Exército português partiram para missão da NATO na Roménia

None

Cerca de 90 militares do Exército português partiram hoje para uma missão da NATO na Roménia, durante cerca de três meses, com o objetivo de reforçar "a postura defensiva e dissuasora" da Aliança Atlântica no Mar Negro.

A força vai participar durante três meses na missão da NATO "Tailored Forward Presence", na Roménia, que visa "contribuir para o reforço da postura defensiva e dissuasora da Aliança na região do Mar Negro", refere uma nota do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

"Esta Companhia de Atiradores Mecanizada, do Exército Português, integrará a Brigada Multinacional Sudeste da NATO, sediada em Craiova, na Roménia, onde irá participar em vários exercícios multinacionais, com a finalidade de garantir a prontidão e competência técnico-tática, e potenciar a interoperabilidade com as outras forças da NATO presentes no terreno", adiantam.

Os 93 militares, lê-se na nota, irão juntar-se ao "Destacamento Avançado de 6 militares, do Exército Português que já se encontram no teatro de operações".

"A força, com um total de 99 militares, é comandada pelo Capitão Luís Carlos Martins da Silva e está organizada em Comando, três Pelotões de Atiradores e um Módulo de Apoio", acrescentam.

A decisão de reforçar esta presença na Roménia remonta a junho deste ano, quando o Conselho Superior de Defesa Nacional, reunido em sessão ordinária, deu parecer favorável a "pequenos ajustamentos" às Forças Nacionais Destacadas, divulgou à data a Presidência da República.

Questionado na altura pela Lusa sobre estes "ajustamentos", o Ministério da Defesa Nacional informou que "o dado mais relevante se prende com o envio de uma brigada de até 100 militares do Exército, para a Roménia, para reforçarem a Brigada Multinacional Sudeste, em Craiova, brigada que tem por missão contribuir para a dissuasão no flanco sudeste da Aliança Atlântica".

Portugal integra a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) desde a sua fundação, em 1949. Fazem também parte desta aliança política e militar, entre outros, os Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Turquia.