Eleições Autárquicas Madeira

CDU quer combater desemprego jovem em Câmara de Lobos

None

A candidatura da CDU pelo conselho de Câmara de Lobos defende como grande prioridade o combate ao desemprego jovem, "uma vez que os números oficiais relativos ao desemprego jovem são elevadíssimos e comportam incidências sociais profundas".

"O concelho de Câmara de Lobos ainda vai a tempo de combater o desemprego porque é o concelho mais jovem do país... Se não houver políticas sérias e empenhadas os nossos jovens continuam desempregados, marginalizados pelo sistema, e optam por sair do concelho ou até imigrar", destaca a candidatura liderada por Marco Fernandes.

Como soluções para esta problemática, a CDU entende que "há que apostar na escola do mar, nas escolas agrícolas e na formação profissional nas áreas das produções no concelho".

Por outro lado, considera que "há que combater o abandono escolar e premiar, até com devolução de parte do IRS familiar e abaixamento de IMI, quem conseguir que seus filhos tenham terminado a escolaridade total".

Os comunistas defendem ainda a celebração de "protocolos com entidades empresariais", a fim de "dar empregabilidade e estágios de qualidade" ao jovens. Para 'compensar' as empresas parceiras, a candidatura da CDU, sugere a "redução dos seus impostos".

"Dinamizar as novas tecnologias no concelho para que o trabalho digital seja uma realidade" e, por conseguinte, "haver formação nas áreas da tecnologia digital", bem o como a aposta nos parques industriais enquanto "polo de formação e empregabilidade", são outras das medidas propostas por Marco Fernandes.

O candidato defende ainda a comparticipação dos alunos "com os respectivos materiais escolares e, se necessário, com o acesso gratuito às ferramentas tecnológicas".