Madeira

Intervenção da psicologia na área do trabalho e das organizações é a chave para o futuro

Hoje assinala-se o Dia Nacional do Psicólogo

Renato Gomes Carvalho, presidente da Delegação Regional da Madeirada Ordem dos Psicólogos Portugueses
Renato Gomes Carvalho, presidente da Delegação Regional da Madeirada Ordem dos Psicólogos Portugueses

No meio de uma crise de saúde pública a população deu-se de conta da importância de proteger a sua saúde, não só física, mas também psicológica. Os profissionais da psicologia foram chamados a intervir nas mais variadas áreas.

No Dia Nacional do Psicólogo, o presidente da Delegação Regional da Madeirada da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Renato Gomes Carvalho, fala sobre as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19 aos profissionais da psicologia e revela as soluções encontradas, frisando que apesar de todas as contingências "a prestação dos serviços permaneceu".

Foi necessário criar novas respostas, nomeadamente a distância, em alguns casos através de teleconsulta, noutros por chamada telefónica e até chat. Ou seja, foi necessário mobilizar o conhecimento que existe sobre intervenção psicológica a distância e adaptá-lo à realidade que estávamos a viver. E na verdade existe muito conhecimento e este tipo de intervenção está previsto, incluindo as Linhas Orientadoras da Ordem dos Psicólogos para a Prestação de Serviços de Psicologia através das Tecnologias da Informação e da Comunicação.

À distância, as consultas por vídeo ou chamada telefónica tornaram-se frequentes. As linhas de apoio psicossocial foram uma ferramenta essencial para garantir o acompanhamento psicológico da população, Renato Gomes Carvalho revela que as situações de primeira consulta foram as mais desafiantes dado que a conexão "era mais difícil".

Ansiedade e depressão 

Em alguns casos a pandemia veio agudizar perturbações e ocasionar outras. O presidente da Delegação Regional da Madeira revela que na região, quadros de ansiedade e depressão "continuam a ser categorias muito prevalecentes", tendo verificado um aumento de quadros maníacos, de desorganização no funcionamento pessoal, assim como perturbação das dinâmicas familiares.

Fala-se muito que agora temos a pandemia da saúde mental e isso está já a ser notado pelos profissionais.

Mais de 500 profissionais 

A Região conta com mais de 500 profissionais da psicologia efectivos, que se distribuem por diferentes especialidades, e cerca de 30 psicólogos júnior em estágio profissional. Renato Carvalho não tem dúvidas de que na Madeira, do ponto de vista quantitativo, "não faltam profissionais", destacando o aproveitamento, por parte da Região, dos profissionais existentes, sobretudo para o sector público, "o que é de valorizar". Sem esquecer que ainda há serviços "com pouca cobertura", o caso da área do trabalho e das organizações, que devem ser tidas em atenção alerta. 

Sabemos, por exemplo, que os riscos psicossociais são um factor chave para a produtividade e competitividade das empresas, e que os psicólogos têm ferramentas de avaliação e intervenção nesse domínio, vemos que há aqui insuficiências que precisam de ser colmatadas nessa área.

Desafios 

Renato Gomes Carvalho assume a necessidade de "optimizar a intervenção, e gerar as melhores condições possíveis para que os profissionais coloquem em prática o seu potencial".

De forma a dar resposta ao elevado número de formados em psicologia no país anualmente (cerca de 1000) é necessário haver uma "diversificação da oferta de serviços e de áreas de intervenção", assim como direccionar a actuação dos profissionais para áreas importantes, como a área do trabalho e das organizações, vinca. 

Por fim, o presidente da Delegação Regional da Madeira, destaca ainda o importante papel da prevenção e promoção em saúde psicológica em contexto social, laboral, escolar.

É essencial agir sobre os determinantes da saúde psicológica, as pessoas terem cada vez mais literacia em saúde psicológica e competências de autocuidado, no fundo é essencial evitar que as pessoas adoeçam.