Desporto

'Madeira Ocean Challenge' 2021 conta com 61 atletas

Competição regional de canoagem acontece nos próximos dias 9 e 10 de Outubro

None
Facebook Madeira Ocean Challenge 

O 'Madeira Ocean Challenge' 2021 decorre nos próximos dias 9 e 10 de Outubro, a competição de canoagem é organizada pela Associação Regional de Canoagem da Madeira, sendo pontuável para o 'ranking' nacional e internacional.

Esta edição conta com a participação de 61 atletas provenientes de Espanha (9), Itália (1), Portugal continental (11), Açores (13) e Madeira (27). A competição decorre entre Machico, Funchal, Calheta e Porto Moniz, numa organização conjunta entre a Associação de Canoagem da Madeira e as autarquias desses concelhos.

No primeiro dia do evento, sábado, 9 de Outubro, a praia de Machico recebe a primeira prova pelas 10 horas, - Escolas Surfski de Canoagem -, destinada às escolas de canoagem. Às 15 horas, terá saída da Prainha, no Caniçal, a prova rainha do evento, - uma competição 'downwind' (a favor do vento) -, que abrange 24 quilómetros, entre a Quinta do Lorde o o Porto do Funchal. 

O 'Madeira Surfski Lifesaving' acontece no segundo e último dia do evento, domingo, 10 de Outubro, pelas 14 horas, na praia do Seixal, onde os participantes partem de terra após o sinal e percorrem 500 metros. A prova será realizada com embarcações características de salvamento. 

Os cinco primeiros classificados masculinos e femininos do 'Madeira Ocean Challenge' e do 'Madeira Surfski Lifesaving' receberão um prémio monetário, que na sua totalidade correspondem a cerca de 5.000 euros. A saber:

'Madeira Ocean Challenge' 'Madeira Surfski Lifesaving'
1.º lugar - 500 euros; 1.º lugar - 250 euros;
2.º lugar - 400 euros; 2.º lugar - 150 euros;
3.º lugar - 300 euros; 3.º lugar - 75 euros;
4.º lugar - 200 euros; 4.º lugar - 50 euros;
5.º lugar - 100 euros; 5.º lugar - 30 euros;

A apresentação do evento decorreu esta quinta-feira, 30 de Setembro, na Gare Marítima do Porto do Funchal, e contou com a presença do presidente da Associação de Canoagem da Madeira, Viriato Timóteo, do director regional de Desporto, David João Gomes, da directora da Transinsular, Cátia Esteves e ainda do patrão-mor da Capitania do Porto do Funchal, tenente Fernandes.