Eleições Autárquicas Madeira

Confiança destaca poupança de 2 milhões de metros cúbicos de água

None

A candidatura da Coligação Confiança à Câmara Municipal do Funchal visitou a sede das Águas do Funchal, situada em Santa Maria Maior, considerando-a "a imagem de marca de um novo ciclo e da transformação profunda na gestão das redes de água e saneamento do concelho".

Miguel Silva Gouveia recordou a visão estratégica do Município que, desde 2014, "tem vindo a desenvolver um trabalho absolutamente inovador, que nunca tinha sido feito no passado, e que visou não só uma nova orgânica para as Águas do Funchal, como também um investimento no seu quadro de pessoal, com o recrutamento de novos trabalhadores, aposta na formação tecnológica e comercial e investimento em equipamentos topo de gama, que têm permitido melhorar a nossa capacidade de resposta em todas as frentes".

No campo dos investimentos, o actual presidente, ao lado da equipa candidata à vereação, sublinhou “os mais de 70 quilómetros de redes que têm sido substituídas no Funchal, com a instalação de válvulas reguladoras de pressão, um sistema inédito de telegestão e zonas de monitorização e controlo ativo de perdas. No fundo é uma revolução aquilo que está a acontecer nas Águas do Funchal, e que já nos permitiu poupar, só nos últimos dois anos, cerca de dois milhões de metros cúbicos de água, com a modernização e reparação de redes, o que demonstra bem o compromisso que este Executivo tem tido com este setor e com a sustentabilidade ambiental".

O nosso compromisso ainda é mais vincado quando, ao contrário de outras entidades, que só investem nesta área as verbas que canalizam em exclusivo dos fundos comunitários, a Câmara Municipal do Funchal vai à banca recorrer a empréstimos para continuar precisamente a investir e a recuperar os anos perdidos nos investimentos nas águas do Funchal, mesmo não usufruindo de semelhantes envelopes financeiros. Miguel Silva Gouveia

O cabeça-de-lista da Coligação Confiança abordou ainda a intenção do Governo Regional em aumentar o preço da água do Município do Funchal em 22%, e garantiu que “perante esse propósito", vai "esgotar todos os instrumentos jurídicos possíveis para evitar que esse aumento seja aplicado aos consumidores do Funchal, porque não podem ser os funchalenses a pagarem a factura pela má gestão da empresa ARM e do Governo Regional.

"Se isto é uma tentativa de levar as Águas do Funchal a integrar a ARM, deixo igualmente uma certeza, as águas do nosso concelho continuarão a ser geridas pela CMF, e não permitirei qualquer usurpação adicional de competências municipais por parte do Governo Regional", atirou o candidato.

Miguel Silva Gouveia concluiu destacando que “o Funchal está a fazer o seu trabalho" e que "está a fazer aquilo que alguns ex-autarcas desta cidade, e atuais candidatos, nunca fizeram".

A Câmara Municipal do Funchal gere as Águas do Funchal de forma inovadora, eficiente e eficaz, e dentro dos recursos que dispomos, conseguimos ser um exemplo para todas as entidades gestoras na Região".