Artigos

Os 33 anos da Universidade da Madeira

O que a Universidade é atualmente resulta, em grande parte, deste percurso e da forma como se foi adaptando às mudanças

No passado dia 13 deste mês, cumpriu-se o trigésimo terceiro aniversário da criação da Universidade da Madeira. Trata-se de assinalar uma data que nos leva a rememorar e refletir sobre a importância e significado que a sua criação representou para a Madeira e para o sistema de ensino superior português.

Neste período de um pouco mais de três décadas, a Universidade da Madeira passou por várias fases:

a) Instalação (1988-1996), marcada pelo início do funcionamento de cursos especialmente orientados para a formação de docentes para os ensinos básico e secundário, tendo dado uma resposta à necessidade urgente de dotar a Região de profissionais para o projeto educativo da sociedade; e pelo desenvolvimento de áreas científicas que vieram a constituir a base de muitas das que hoje caracterizam a investigação científica da Universidade;

b) Transição (1996-2000), iniciada com a publicação dos primeiros Estatutos da UMa e continuada pela política de aplicação e execução do projeto académico plasmado nesses estatutos;

c) Definitiva, que decorre desde 2001 e na qual podemos identificar as alterações internas operadas não só pelo Processo Bolonha, como também pelo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), e ainda pelo reforço da oferta formativa e pelo incremento da investigação científica.

O que a Universidade é atualmente resulta, em grande parte, deste percurso e da forma como se foi adaptando às mudanças e aos desafios impostos pela legislação e pelas exigências e necessidades dos contextos com os quais interage.

Têm sido anos de uma experiência académica, profissional, educacional, social, cultural e científica importante para todos os intervenientes neste processo. Tem sido, igualmente, um período de afirmação da UMa na Região.

Orgulha-nos ter passado por essa experiência, assim como nos orgulha ter notado e continuar a notar a influência indelével e duradoura que tem na formação profissional e intelectual da Madeira.

Na formação de professores e de quadros de outras áreas, na oferta formativa em diversos níveis (cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas, mestrados, pós-graduações, cursos breves), na investigação científica, na internacionalização, para apenas referir as mais importantes das suas valências, a Universidade da Madeira constitui certamente um dos maiores projetos do processo autonómico madeirense.

Dela se espera muito, acreditando-se no seu valor e competência. Vamos continuar a trabalhar nesse sentido, desejando que todos sejam solidários com o serviço que presta e com o projeto de se tornar uma universidade de maior dimensão, com mais recursos e condições, para poder crescer na proporção que a Madeira merece.