5 Sentidos

Madeira inspira criação de designer espanhol Juan Duyos

Propostas para a Primavera-Verão 2022 do designer espanhol desfilam na Mercedes Benz Fashion Week - Madrid

None

As propostas para a Primavera-Verão 2022 do designer espanhol, Juan Duyos, desfilam na Mercedes Benz Fashion Week Madrid e reflectem a sua paixão pela ilha: “a Madeira é acessível, com uma variedade de paisagens diferentes e surpreendentes e com vegetação inesgotável. A Madeira, verdadeiramente, inspira-me infinitamente.”

A parceria apoiada pela Associação de Promoção da Madeira pretende potenciar uma visão mais abrangente da ilha, como um lugar inspirador que vai além de destino turístico, um estilo de vida.

A colecção que teve a Madeira como 'Musa Inspiradora' destaca-se pela energia, explosão de cores, vegetação e arte que a Madeira lhe transmitiu. São comuns os verdes entusiásticos, azuis e prateados oceânicos, rosas florais e amarelos frutados. Uma combinação vibrante de tons que representam a energia das cores exuberantes da ilha, sedas pintadas, com paisagens marinhas ou jardins à distância, lentejoulas que se assemelham aos frutos exóticos e aos vimes, elementos trabalhados como no passado e resultando em acessórios requintados; silhuetas com volume que nos remetem aos típicos trajes madeirenses, junto de peças ultra-sofisticadas que constroem um vestuário da actualidade. Jogo de volumes e mistura de estampados e texturas para recuperar o espírito lúdico, mas funcional, da moda de Duyos.

A Associação de Promoção da Madeira orgulha-se desta parceria que aliou a Madeira ao designer espanhol.

Foi uma experiência incrível ter trabalhado com Juan Duyos e ver que a Madeira continua a ser uma fonte de inspiração para artistas. A Madeira é um destino único pela sua natureza, cores, pessoas e arte. Essência e características singulares da ilha que o artista conseguiu capturar na perfeição com a sua nova colecção. Nuno Vale, Director Executivo da Associação de Promoção da Madeira

Apresentada pela primeira vez no stand de Portugal na FITUR, realizada em Madrid em Maio passado, gerou muita curiosidade pela sua originalidade.

A primeira visita à ilha do designer espanhol deslumbrou-o imediatamente. Ao longo da sua estadia, teve oportunidade de contactar com inúmeras fontes de inspiração, desde o clima ameno, a beleza selvagem do Atlântico, o calor humano das pessoas, o artesanato e os seus artesãos, a cultura tão marcada. Durante estes meses, Juan Duyos trabalhou de forma exaustiva e em constante contacto com a ilha e os seus artesãos, como é o caso de Catarina Jesus, artesã na área dos vimes, elaborando uma colecção única que incluem os saberes e fazeres tradicionais.

Juan Duyos promete voltar à Região que tanta inspiração e bem-estar lhe deu. “Desde que estivemos lá, há um sentimento constante dentro de mim, e é de voltar. Foi a primeira vez e tenho a certeza de que serão muitas mais.” refere o criador.