Eleições Autárquicas Madeira

Miguel Brito propõe a criação de um Posto de Interpretação Turística e Cultural

Candidato defende a requalificação de activos turísticos para garantir competitividade no Porto Santo

None

Miguel Brito, candidato do PS à Câmara Municipal do Porto Santo, aposta numa nova estratégia de turismo para o Porto Santo, que potencie os activos naturais da ilha e atraia novas oportunidades de investimento e postos de trabalho. A requalificação dos activos turísticos do concelho é "um passo estratégico para o desenvolvimento económico e social da ilha", aponta o candidato.

O turismo é o principal sector de actividade do Porto Santo. É chegado o momento de trabalharmos todos para ter mais e melhor turismo não só no Verão, mas ao longo de mais meses no ano. Para isso, é essencial apostar na requalificação daquilo que são os nossos postais do turismo, os grandes motivos pelos quais o turista vem ao Porto Santo, bem como na actualização das competências dos profissionais do sector. Não é possível continuar com medidas avulsas. É preciso ter uma linha condutora clara e bem definida que valorize os nossos atractivos e as pessoas.

Para o candidato do PS, a diferenciação do produto turístico está intimamente ligada com a forma como o concelho se apresenta a quem chega ao Porto Santo. Por isso, uma das propostas do candidato é a criação de um Posto de Interpretação Turística e Cultural.

Este será um espaço com uma missão inovadora e alargada que acrescente valor a quem nos visita, que disponibilize informação, mas também sugestões de espaços a visitar, de actividades de animação turística e culturais. Este posto de turismo deve marcar presença nas entradas do Porto Santo, por via aérea e marítima, para acolhimento e acompanhamento de quem nos visita. Serão espaços essenciais para que os visitantes tenham uma primeira impressão positiva do Porto Santo e conheçam as nossas tradições e a nossa identidade de uma forma muito concreta, inclusive através da promoção de eventos que apresentem as nossas tradições históricas e identitárias e o que temos de mais genuíno.

A captação de eventos e o desenvolvimento de estratégia municipal de turismo, em articulação com as autoridades regionais, são outros passos propostos pela candidatura do PS para o relançamento do turismo no Porto Santo.

“Temos uma praia reconhecida a nível nacional e internacional. Devemos melhorar as condições de acesso, a sua manutenção e dotá-la de equipamentos e de infra-estruturas que ofereçam todo o conforto aos visitantes. Mas não podemos ficar apenas pelo 'sol e praia'. Temos de procurar captar mais eventos empresariais, culturais, de entretenimento e de lazer ao longo do ano, mantendo uma dinâmica que tem impactos positivos não só ao nível económico, como na geração de postos de trabalho e no contributo para outras áreas, como a restauração e a hotelaria. É dessa forma que vamos conseguir iniciar um novo ciclo de progresso económico e social harmonioso no Porto Santo”, conclui Miguel Brito.