Coronavírus Madeira

"Numa democracia nós temos também de gerir e aturar os desequilibrados"

Miguel Albuquerque reagia assim à queixa apresentada pelo juiz negacionista contra as medidas de confinamento, o uso de máscara e a vacinação, em que é visado

None Ver Galeria

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve esta manhã, no Cais 8, para prestar uma "singela homenagem" ao navegador solitário Henrique Afonso, mais conhecido como o "pirata da Madeira", que recentemente completou uma viagem circum-navegação.

"Foi um feito extraordinário", destacou na ocasião o líder do executivo regional, recordando que o aventureiro "apanhou a crise pandémica e esteve condicionado em muitos locais de paragem".

Sobre a pandemia, e na sequência da queixa apresentada pelo juiz negacionista, Rui Fonseca e Castro, contra o presidente do Governo Regional da Madeira e os outras figuras regionais e nacionais, por crimes contra a humanidade, Albuquerque diz existir um problema "desequilíbrio", por parte do queixoso.

Sou arguido em mais um processo (...) Há um problema da parte do queixoso de desequilíbrio e, numa democracia, nós temos também de gerir e aturar os desequilibrados.

Juiz negacionista também apresentou queixa contra Albuquerque, Pedro Ramos e Herberto Jesus

Magistrado é conta as medidas de confinamento e critica o uso de máscara e a vacinação. Tem incitado à desobediência civil.

Questionado pelos jornalistas se o crescimento de movimentos negacionistas não o preocupa, o presidente do Governo relativizou a questão, enaltecendo em contrapartida a importância da vacinação.

"Não me preocupa nada, porque aqui na Madeira é residual. O que nós temos assistido neste momento é que a maioria das pessoas de bom senso já percebeu que a única defesa que tem para elas próprias, e sobretudo para a comunidade onde estão inseridas, é garantir o reforço da imunidade do corpo relativamente a este vírus e a única maneira de o fazer é através da vacinação".

Relativamente ao aventureiro Henrique Afonso, o presidente reiterou a disponibilidade do Governo Regional para apoiar uma nova epopeia.

"Parece que ele está preparado para uma nova aventura e nós, obviamente, vamos apoiar", disse sem contudo precisar valores ou adiantar mais pormenores. "O Afonso é que tem de determinar o que é que quer e nós apoiamos", acrescentou.

Recorde-se que o navegador madeirense realizou a volta ao mundo a bordo do veleiro 'Sofia do Mar', com 200 litros de vinho Madeira, percorrendo 30.000 milhas náuticas, desde o dia 15 de Janeiro de 2019 e regressou a 26 de Julho de 2021.