Eleições Autárquicas Madeira

"Quem comanda a CMF são os interesses do capital"

None

A CDU realizou, este sábado, dia 21 de Agosto, um encontro de debate sobre a cidade do Funchal, na Zona Velha da capital madeirense.

Na sua intervenção, nesta iniciativa no Dia da Cidade do Funchal, Edgar Silva, candidato à presidência da Câmara Municipal do Funchal (CMF) criticou o actual executivo, que acusa de estar submetido aos "interesses dos especuladores imobiliários".

O Funchal tem no seu governo meros executantes dos interesses dos especuladores imobiliários. Quem comanda a CMF são os interesses do capital, que é quem mais ordena nesta desfigurada cidade.

A CDU denuncia também a "violenta expropriação do povo do centro da cidade".

Esta expulsão do coração da cidade, acontece aqui, como acontece no Largo do Pelourinho, na Rua Direita, na Rua da Carreira ou na Rua do Castanheiro, na Rua das Pretas ou na Calçada da Cabouqueira, no Quarteirão do Leakook, na Carne Azeda ou nos Arrifes…  O que está em curso é uma dinâmica de segregação social, em que o centro da cidade é entregue às mãos do capital.

Na crítica à maioria PS que governa a CMF, Edgar Silva acusa ainda o actual executivo de querer "tornar o centro do Funchal numa espécie 'de Disneylândia', num parque de diversões, num cenário 'para inglês ver'".

O candidato nota que, em alguns lugares, esta pressão para abandonar o centro da cidade é exercida "de mansinho", "casa a casa, deixando-as a apodrecer ou à conta da chamada 'Lei das Rendas' e à boleia de alegados 'planos de reabilitação urbana'”.

Para os comunistas o que está a acontecer é, "não só, a descaracterização e o desfigurar da identidade do Funchal".

Edgar Silva terminou reforçando que "a cidade não pode continuar a ser construída ao sabor dos interesses do capital" e que "o Funchal não pode continuar a estar dependente da especulação imobiliária".