Patrocinado Extermínio- Higiene Controle, Lda

Chegou a época das baratas!

Com a chegada do tempo quente, as baratas começam a marcar uma maior presença com os riscos associados para a saúde publica e segurança alimentar.

None Ver Galeria

As baratas são seres altamente adaptáveis, que se alimentam praticamente de todos os compostos orgânicos que encontrarem, incluindo, comida estragada, plantas murchas, seres vivos em decomposição e excrementos.

São insetos cosmopolitas, existindo muitas espécies de baratas registadas. Apenas 1% das espécies são consideradas sinantrópicas, ou seja, que se instalam nos povoamentos humanos, beneficiando das condições ecológicas criadas pela nossa atividade no processo de urbanização, e adaptando-se rapidamente a essas condições, independentemente da vontade do homem.

Esta praga pode trazer consigo grandes riscos para a saúde humana e para as indústrias, uma vez que são associadas à transmissão de doenças, possuindo germes que são transferidos para os nossos alimentos e para outras superfícies comuns. Alimentam-se de tudo, por isso tenha atenção à loiça com restos de comida deixada na pia de um dia para o outro, a escovas de dentes mal lavadas depois de usadas, a restos de comida em máquinas e equipamentos na indústria alimentar, a alimentos caídos em zonas de difícil higienização ou matérias-primas mal protegidas.

Todas as espécies de baratas apresentam algumas características em comum: um exoesqueleto liso, um tórax bem desenvolvido e espinhos protetores nas patas traseiras. Apresentam também um par de antenas longas e grandes olhos nos lados da cabeça. São também sensíveis a mudanças nas correntes do ar.

Na Região, existem maioritariamente dois tipos de barata: a barata americana e a barata alemã.

A barata americana, também conhecida como a barata de esgoto, é a maior barata presente nas cidades, sendo comuns em cozinhas, indústrias, habitações e redes de esgotos. Estas baratas possuem hábitos alimentares diversos, mas têm preferência por nutrientes ricos em gordura, açúcar e amido. Curiosamente, também se alimentam de papel, excrementos e outros insetos. Esta barata é também conhecida por voar, apesar dos seus voos se restringirem a períodos reprodutivos e a alterações climáticas.

A barata alemã, conhecida também na Região, por barata pequena, tem normalmente entre 10 a 15 mm de comprimento e é considerada a praga mais relevante entre as outras espécies de baratas, devido ao seu elevado potencial reprodutivo, apresentando resistência a determinados inseticidas e por possuírem uma capacidade incrível de se esconderem, devido ao seu tamanho diminuto. Podem alojar-se em locais inacessíveis. Estas baratas, apesar de terem um período de vida entre 4 a 6 meses, têm capacidade para gerar cerca de 320 descendentes! São atraídas por proteínas, açúcar, amido e gordura, mas podem alimentar-se até de sabão e cola.

As baratas representam um elevado risco para a saúde pública mas ganham especial relevância na segurança alimentar. Estes insetos podem transportar vírus, fungos, bactérias e protozoários. Uma única barata chega a transportar 250 milhões de microrganismos, entre os quais foram identificados Salmonella, Escherichia coli, Klebsiella, Shigella, Psedomonas aeruginosa, Acinetobacter, Enterobacter aerogenes, além dos fungos Candida albicans e Rhodotorula. Podem transmitir-nos ainda doenças como a febre tifóide, gastroenterites e diarreias generalizadas.

Podem ainda, causar-nos rinites, reações alérgicas e potenciar ataques de asma, pelo contacto com as suas fezes, que passam praticamente despercebidas a olho nu, mas também pelas mudas do seu esqueleto quitinoso, que ocorrem algumas vezes até que atinjam o estado adulto.

Existem muitos inimigos naturais das baratas, como osgas e lagartixas, bactérias, formigas, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas e besouros).

Uma dica importante: Caso utilize armadilhas para estes insetos, não as pulverize com inseticida, pois potência que a barata morra antes de chegar ao ninho!

Caso suspeite da presença destes insetos na sua casa, entre em contacto connosco.

A Extermínio – Higiene Controle, Lda. é especialista no controlo de pragas urbanas.

O controlo e prevenção de pragas é importante, pois representa um pilar fundamental da prevenção face à saúde pública.

Lembre-se que a segurança está em 1º lugar!

Se suspeitar de uma infestação, não hesite em nos contactar para agendar uma verificação gratuita.

291 930 500

www.exterminio.pt

Em prol da saúde pública desde 1990!