Coronavírus Madeira

Mais de 350 mil testes PCR feitos na Madeira

No Aeroporto da Madeira foram testados mais de 180 mil desde Julho de 2020

None

Em pouco mais de 9 meses o Centro de Rastreios montado no Aeroporto Internacional da Madeira já realizou mais de 180 mil testes PCR, sendo que pelo laboratório da Região já foram realizados mais de 350 mil análises de testes à Covid-19.

Números avançados esta tarde pelo secretário regional de Saúde, Pedro Ramos, à margem da visita ao Centro de Vacinação do Funchal, liderada pelo presidente do Governo Regional.

Oportunidade para apresentar os números ‘gordos’ dos testes realizados à conta da pandemia.

Se no “Centro de Rastreios, desde o dia 1 de Julho [de 2020], foram mais 180 mil testes”, Pedro Ramos reforçou a capacidade instalada ao revelar que “o laboratório da Região já fez mais 350 mil testes”. Além destes números muito significativos, acrescem “67 mil testes feitos em Portugal Continental, que começou com 3 laboratórios e 20 postos de colheita, e actualmente são 7 laboratórios e 70 postos de colheita”, sendo que também nos Açores o Governo Regional da Madeira já tem contratualizada parceria “com 1 laboratório e 3 postos de colheita na Ilha Terceira e 1 em São Miguel”, apontou.

Pedro Ramos também fez saber que foram realizados 10.187 testes rápidos de antigénio a alunos e “apenas 5” foram casos positivos. Para minimizar ainda mais “o número muito baixo” de infecções nesta comunidade escolar já testada, fez as contas para concluir que tal equivale a 0,04 %.

Argumentos para reafirmar a intransigência nas medidas adoptadas de combate e controlo da pandemia.

“Queremos ter ‘armas’ à nossa disposição para controlarmos o nosso modo de viver”, sublinhou o governante, que vincou a importância da Madeira continuar a ser uma Região segura. “Seremos sempre uma Região segura se tivermos uma estratégia adequada para o combate a Covid-19”, concluiu.