Coronavírus Mundo

Grécia reabre comércio a 5 de Abril apesar de elevado número de mortes e contágios

None

O Governo da Grécia anunciou hoje a reabertura na segunda-feira da maioria dos estabelecimentos comerciais e o aligeiramento das restrições ao lazer, apesar do elevado número de mortes e de contágios relacionados com a covid-19.

Segundo o ministro-adjunto da Proteção Civil, Nikos Hardalias, todas as lojas de retalho vão reabrir na segunda-feira, à exceção das grandes superfícies e centros comerciais.

Os passeios de carro voltam a ser permitidos em curtas distâncias aos fins de semana para famílias ou grupos até três pessoas, para exercícios ou atividades ao ar livre", disse Hardalias numa conferência de imprensa em Atenas.

As medidas, indicou, destinam-se a permitir que a população "descomprima" fora das suas residências à medida que as condições meteorológicas também melhoram.

Segundo o governante grego, o executivo de Atenas espera obter benefícios nas áreas da "saúde, social e económica".

Nas últimas 24 horas, a Grécia contabilizou mais 76 mortes por covid-19 e mais de 3.600 novos casos.

No total, a Grécia acumulou mais de 260 mil casos de covid-19 e 8.903 mortes desde o início da pandemia.

Mais de 700 pessoas encontram-se atualmente hospitalizadas nas unidades de cuidados intensivos, situação considerada pelas autoridades sanitárias gregas "muito delicada", sobretudo na capital grega, devido à saturação que dura há semanas.

As medidas anunciadas por Atenas são divulgadas um dia depois de a Grécia ter batido o recorde de infeções num único dia, ao somar 4.340 de segunda para terça-feira, assim como de pacientes em unidades de cuidados intensivos (741), um sinal da forte pressão que enfrenta a saúde pública grega devido à covid-19. 

Cerca de metade dos casos confirmados hoje foram localizados na região de Ática, com capital em Atenas, onde 2.097 contágios foram detetados.

Apesar dos números negativos, na semana de 22 da 28 de março a carga viral nas grandes zonas urbanas foi reduzida ou estabilizada em comparação com os sete dias anteriores.

Forte defensora do passaporte europeu para vacinas, a Grécia espera começar a temporada turística em meados de maio para obter resultados económicos positivos o mais rapidamente possível.

Cerca de 1,6 milhão de doses da vacina contra o novo coronavírus já foram administradas no país, onde mais de 580 mil pessoas já receberam a segunda toma.

A Grécia prevê gastar 11.600 milhões de euros este ano para amortecer o impacto da pandemia na economia, depois de já ter gastado 24.000 milhões de 2020. 

O orçamento grego foi elaborado com uma previsão de crescimento de 4,8%, inicialmente previsto em 7,5%, mas reduzido devido à contenção em curso, introduzida em novembro de 2020.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.805.004 mortos no mundo, resultantes de mais de 128,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.