Madeira

Kraken desenvolve campanha ambiental na Madeira

Navio de três mastros pertence à Organização Não-Governamental 'Wings of the Ocean'

None

De 6 a 11 de Abril, os elementos da 'Wings of the Ocean' vão desenvolver actividades com associações e escolas do Porto Santo e, findo esse período, regressarão à Madeira, percorrendo toda a Costa Norte e voltando ao Sul pela Ponta do Pargo. A reentrada no Porto do Funchal estará prevista para 19 de Abril.

A Madeira serve por estes dias de 'porto de abrigo' ao Kraken, um navio de três mastros da Organização Não-Governamental 'Wings of the Ocean' (Asas do Oceano) que está na ilha desde o dia 21 de Março com o intuito de desenvolver uma campanha ambiental junto de parceiros locais. Tendo zarpado de França em meados de Fevereiro, o barco já fez escalas técnicas em Palma de Maiorca, Cartagena e Gibraltar.

Com 42 metros de comprimento, a embarcação traz ao arquipélago uma tripulação composta por cerca de 30 voluntários, cuja principal missão é a recolha de lixo depositado na linha de costa. Por outro lado, tanto quanto possível, estabelecem parcerias com estruturas que possam reciclar e valorizar o plástico recolhido.

De regresso à Madeira, depois da sua primeira visita em 2019, os voluntários contam reunir com as associações locais ambientais e estruturas políticas, por forma a desenvolverem operações de limpeza na costa da Madeira e Porto Santo. Pretendem igualmente desenvolver uma campanha de sensibilização junto da juventude local, relacionada com a problemática do lixo marinho, no final do mês de Março e durante o mês de Abril.

À chegada, toda a tripulação seguiu o protocolo sanitário delineado pelas autoridades de saúde, nomeadamente com a despistagem de Covid-19.

As Direcções Regionais de Educação e Juventude, enquanto entidades parceiras desta escala na Madeira, estão a articular as visitas ao navio, as conferências e as limpezas de praia, não só com as escolas da Região, mas também com as Associações Juvenis que trabalham no âmbito da protecção do ambiente. Assim, esta quinta-feira, terá lugar a primeira visita guiada ao navio, com a Associação Teatro Metaphora. À tarde, elementos desta associação farão uma limpeza de praia em Câmara de Lobos, sendo acompanhados por elementos da tripulação do Kraken.

De ressalvar, que todo o protocolo sanitário foi tido em conta, nomeadamente quanto ao número de pessoas que podem visitar o navio.

O programa nos dias seguintes, até dia 1 de Abril, será em tudo semelhante, com várias associações a demonstrarem interesse em conhecer de perto não só o navio, como também o trabalho desta ONG. Nesse mesmo dia, o Kraken navega até ao Caniçal, onde ficará até à sua partida para o Porto Santo, prevista para dia 5 ou 6 de Abril.

De 6 a 11 de Abril, os elementos da 'Wings of the Ocean' vão desenvolver actividades com associações e escolas do Porto Santo e, findo esse período, regressarão à Madeira, percorrendo toda a Costa Norte e voltando ao Sul pela Ponta do Pargo. A reentrada no Porto do Funchal estará prevista para 19 de Abril.

O Kraken irá abandonar as nossas águas a 24 de Abril, não sem antes passar pelas Desertas e pelas Selvagens.

Nota final para o apoio que a Transinsular, enquanto agente do navio, tem levado a cabo, com o intuito de serem cumpridos todos os protocolos inerentes a esta passagem pela Madeira e Porto Santo.