Madeira

16 milhões de euros para reabilitação e recuperação das estradas regionais

O anúncio foi feito, esta amanhã, pelo vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, na visita aos troços viários, no concelho do Funchal, que serão intervencionados no âmbito do Plano de acção de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS)

None

O Governo Regional irá investir 16 milhões de euros na reabilitação e recuperação das estradas regionais. O anúncio foi feito, esta amanhã, pelo vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, na visita aos troços viários, no concelho do Funchal, que serão intervencionados no âmbito do Plano de acção de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).

A intervenção decorrerá em vários troços da rede viária regional (zona Centro, zona Leste e zona Oeste), englobando cerca de 90 quilómetros de estradas regionais em toda a Madeira.

Na zona centro da ilha, mais propriamente no Funchal, as estradas intervencionadas serão a ER 103(Terreiro da Luta – Poiso); a ER 107 (Eira do Serrado) e a ER 109 (Viveiros – Fundoa).  

O vice-presidente do Governo Regional referiu que este programa tem três concursos públicos, que estão andamento, estando já a serem recebidas propostas para ser efectuada a respectiva intervenção.

“Estamos a falar de 16 milhões de euros, no montante global, e julgo que estas intervenções estão prontas para começar já final de Maio, Junho, deste ano”. Pedro Calado
Este investimento é todo assegurado pelo orçamento do Governo Regional, mas logo que o novo quadro comunitário 'Madeira 20-30 esteja disponível faremos a candidatura para assegurar algum financiamento comunitário para a recuperação destas estradas". Pedro Caldo

O PAMUS estabelece a estratégia de médio e longo prazo para o desenvolvimento de infraestruturas e transportes da RAM, melhorando as acessibilidades em todo o seu território e proporcionando mobilidade e transportes mais sustentáveis aos residentes e visitantes.

Este instrumento de planeamento estratégico estabelece como objectivo específico a melhoria da mobilidade turística e a criação de percursos temáticos, com recurso às estradas regionais.

O objectivo passa pela requalificação das estradas regionais mais antigas, uma vez que permitem o acesso a pontos de fruição da paisagem e a zonas turísticas.

Fechar Menu