Madeira

IVBAM organiza em Março I Oficina de Modelação de Barro

None

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) promove de 1 a 19 de Março a I Oficina de Modelação de Barro, que terá a orientação de Nuno Bazenga, profissional com larga experiência na área das artes e, particularmente, na organização de cursos de cerâmica e de pintura.

Este curso de introdução à arte e ofício do trabalho em barro é aberto a cinco formandos que terão a oportunidade de experienciar a arte de trabalhar o barro e promover o ofício, potenciando o aparecimento de novos artesãos.

A formação terá a duração de 60 horas e funcionará entre as 9h e as 13 horas, de segunda a sexta-feira, na oficina do artesanato nas instalações do IVBAM, à Rua 5 de Outubro.

Segundo o Gabinete do Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, os cursos e oficinas ministrados pelo IVBAM são direccionados sobretudo para desempregados da Região, já que resultam de uma parceria com o Instituto de Emprego da Madeira, para proporcionar aos desempregados novas ferramentas para a criação do próprio emprego.

Trata-se de uma formação cofinanciada, em 85%, por fundos comunitários e está inserida num conjunto de acções promovidas através do projecto Interreg MAC, ‘Capacitar pela Inovação, Craft & Art’, o qual pretende promover estas oficinas, contribuindo para a renovação do tecido de executantes das artes e ofícios tradicionais respeitando, contudo, os princípios de que os módulos têm de contar com o número de formandos adequado ao cumprimento do conforto, segurança e distanciamento que o enquadramento vivido assim exige.