Turismo Madeira

Surto de covid-19 a bordo do AIDANova 'rouba' mais um cruzeiro ao porto do Funchal

Serão 11 os navios a passar o 'Réveillon' na Madeira, após o segundo cancelamento desta Passagem de Ano

None
Foto Arquivo/ Aspress

O 'AIDAnova' - o maior dos navios com paragem prevista no Porto do Funchal nesta noite de Fim de Ano - cancelou a viagem para a Madeira, devido a um surto de covid-19 a bordo.

A notícia foi avançada pelo jornal regional Alemão Lübecker Nachrichten. Segundo o periódico, o navio interrompeu a viagem em Lisboa, na sequência de vários tripulantes terem testado positivo, sendo obrigados a abandonar o navio na capital portuguesa.

Em vez de dois dias, a tripulação e cerca de 3 mil passageiros alemães têm agora de passar cinco dias em Lisboa. Ainda de acordo com a publicação, há tantas pessoas infectadas que é necessário aguardar a substituição da equipa.

Recorde-se que o DIÁRIO já havia dado conta esta manhã que o navio não tinha deixado o porto de Lisboa.

Funchal já sente a presença dos navios de cruzeiro para o Fim-de-Ano

Com as areeiras que vão deitar fogo de artifício do mar já posicionadas, a baía do Funchal está a começar a ganhar outro movimento, aquele movimento que só acontece uma vez por ano.

O AIDAnova deverá, posteriormente, seguir viagem para Lanzarote (Canárias) sem escala na Madeira.

Passam, então, a ser 11 os navios de cruzeiro que irão assistir ao espectáculo pirotécnico ao largo do Funchal, depois dos cancelamentos do AIDANOVA e do Amera. Inicialmente estavam programados 13 navios.

'Amera' cancela e Funchal passa a ter 12 navios de cruzeiro no fim-de-ano

Dos 12 navios, nove vão atracar no Porto do Funchal, a APRAM irá disponibilizar baleeiras para trazer passageiros dos restantes cruzeiros a terra.

Entretanto a APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira confirmou a informação na sua página de Facebook:

No Funchal estão já o 'AIDAsol', o 'Mein Schiff Herz', o 'Borealis', o 'Bolette', o 'Queen Elizabeth', o 'AIDAmar' e o 'Sea Cloud Spirit'. O 'Vasco da Gama' deverá regressar ao Porto do Funchal, onde pernoitará, por volta das 20 horas. O'Marella Explorer' e 'Mein Schiff 3' devem chegar já mais perto da hora do fogo-de-artifício. No Porto Santo, faz escala o 'Amadea'.

A APRAM refere ainda que os navios em porto e em fundeadouro estão a movimentar, entre passageiros e tripulantes, 9.439 pessoas, naquele que é tradicionalmente o dia em que há mais navios no Porto do Funchal (a excepção foi 2020, devido à covid-19).