5 Sentidos

Conservatório com intenso cartaz cultural este mês de Dezembro

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode promove, este mês de Dezembro, 32 espectáculos de alunos e audições em vários espaços do Funchal e um pouco por toda a Região, através dos polos e núcleos.

Está programado mais um concerto da série ‘Jam Sessions Jazz’, promovido pelos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório (CPIJ), que tem como objectivo primordial dar-lhes um espaço onde possam desenvolver as competências associadas a esta área, tal como a sua própria linguagem musical em Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Este terceiro concerto irá decorrer, no próximo dia 3 de Dezembro, pelas 20 horas, no Café do Museu.  A iniciativa e coordenação deste projecto é dos professores de jazz do Conservatório, com destaque para Alexandre Andrade, Filipe Freitas e Francisco Andrade, e conta com a parceria da Associação Melro Preto.

Também em contexto de FCT, estão programados dois recitais com alunos do Curso Profissional de Instrumentista (CPI). Estes concertos serão, nas sextas-feiras, a 3 e 10 de Dezembro, pelas 20h30, no Salão Nobre do Conservatório. Estes eventos, muito frequentados pelos turistas e encarregados de educação, contam com a direcção de Yuriy Kyrychenko, Iryna Kózina e Cristina Pliousnina.

Integrando a quadra natalícia, serão protagonizados quatro Concertos de Natal. Dois deles acontecerão no Palácio de São Lourenço, com o Estúdio de Música Antiga, a 10 de Dezembro, e o Ensemble Vocal Feminino Ninfas do Atlântico, a 15 de Dezembro, sob a orientação de Giancarlo Mongeli e Zélia Gomes, respectivamente. No dia 12 de Dezembro (domingo) será apresentado outro concerto desta temática, protagonizado pela Orquestra de Sopros, Coro Juvenil e Ensemble Vocal Feminino Ninfas do Atlântico, que decorrerá no Centro de Congressos da Madeira, com início pelas 18 horas, sob a batuta do professor e maestro Jorge Garcia. A complementar a planificação destes concertos, haverá ainda outro Concerto de Natal seguido de solenização de missa, com o Coro Infantil, sob a orientação da maestrina Zélia Gomes, no dia 19 de Dezembro, pelas 10 horas, na Igreja de Santo Amaro.

Neste mês de Dezembro está ainda agendado um recital nos hotéis do Grupo Porto Bay, neste caso no Hotel Porto Mare, com alunos do CPI, em contexto de FCT. Decorrerá na 5.ª feira, dia 16 de Dezembro, com início pelas 17h30 e sob a direcção do professor Pedro Zamora.  Estes concertos resultam de uma parceria entre o Conservatório e o Grupo Porto Bay, em que os alunos deste curso têm a possibilidade de se apresentar em palco em contexto público (sendo isso uma mais-valia na sua formação profissional).

O Curso Profissional de Teatro irá realizar a primeira Mostra de Teatro Juvenil ‘Sub-18’, um conjunto de espectáculos que pretende dar a conhecer os trabalhos que os alunos estão a desenvolver no âmbito das disciplinas de Interpretação e Voz. Serão levados a palco três textos diferentes para um público adolescente, num total de seis apresentações.  Inicia-se nos dias 3 e 4 de Dezembro, pelas 21 horas, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, com os alunos do 2.º ano. Irão apresentar a peça ‘E Nós?’, a partir do original ‘Nós numa Corda’, de Miguel Castro Caldas, trabalho que contará com a orientação do professor João Paiva. Na semana seguinte, no dia 9 de Dezembro, às 19 horas e às 21 horas, será a vez dos alunos do 1.º ano do curso, com ‘O Domador de Sonhos’. Este trabalho será realizado, igualmente, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, com a orientação do professor Diogo Correia Pinto. Para finalizar, no dia 17 de Dezembro, às 15 horas e às 21 horas, entram em cena os alunos do 3.º ano com a peça ‘Os Anjos Tossem Assim’, de Sandro William Junqueira. Desta vez, a apresentação será na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, bem no centro da vila, e terá a direcção da professora Diana Pita.

O Curso Livre de Dança irá apresentar, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos,  duas sessões de ‘A Fábrica de Chocolate’, no dia 17 de Dezembro, com uma sessão às 17 horas e outra às 20 horas. Este espectáculo terá direcção artística da professora Juliana Andrade.

A Orquestra de Sopros B dos Cursos Livres em Artes irá promover, ainda, uma audição/concerto, no Colégio de Santa Teresinha, no dia 18 de Dezembro, pelas 16 horas, com direcção do professor e maestro Lino Fernandes.

Para além disso, os diversos polos e núcleos do Conservatório realizam as suas audições públicas de alunos, abertas ao público, no total de 15.