Madeira

Autarquia do Porto Moniz reforça mobilidade eléctrica

None

A Câmara Municipal de Porto Moniz conta a partir desta quarta-feira, 29 de Dezembro, no seu parque automóvel, com duas novas viaturas eléctricas. Depois de em Agosto deste ano a autarquia ter adquirido uma carrinha eléctrica de sete lugares, foi agora adquirido um novo veículo eléctrico de cinco lugares.

A aquisição destas viaturas resulta de uma candidatura efectuada pelo município do Porto Moniz ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na Administração Pública. O programa, do Governo da República, tem por objectivo promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos do Estado, através do financiamento de 50 % da contratação de viaturas eléctricas por substituição de veículos do parque automóvel da autarquia com mais de 10 anos.

Emanuel Câmara, presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, destaca a importância que o seu executivo tem emprestado à causa ambiental, no concelho, e ressalva que a aquisição destas viaturas é duplamente benéfica, quer financeira quer ecologicamente.

A candidatura formalizada pela autarquia ao Fundo Ambiental implicou o abate de dois veículos a combustão muito poluentes, com sensivelmente 20 anos cada. Com estas duas novas viaturas, o Município reduzirá, nos próximos 4 anos, a sua pegada ambiental em cerca de 29,79 Toneladas de Emissões de CO2, em detrimento dos veículos de combustão abatidos, retirando nos próximos 4 anos mais de 16.000 Litros em combustíveis fósseis Diesel dos consumos da frota do Município, que reverterá numa poupança de mais de 23.000€ para os cofres da Câmara Municipal.

Emanuel Câmara defende que a aposta na causa ambiental é para continuar, “ou não fosse o Porto Moniz um concelho sobejamente conhecido pela sua riqueza natural, património que importa valorizar e conservar, pelo que a autarquia lançámos, em 2017, uma campanha de sensibilização para a separação selectiva de resíduos, e mais recentemente assegurámos o financiamento comunitário para a construção de um EcoCentro, na Santa Porto Moniz, e de quatro ecopontos subterrâneos espalhados pelo concelho”, sem deixar esquecer que a autarquia do Porto Moniz foi a única da Região com um projecto de ecoturismo aprovado pelo Interreg.

A candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na Administração Pública, contempla ainda a montagem de dois postos de carregamento para viaturas eléctricas. Um já está montado, junto à Câmara Municipal, e a montagem do segundo posto irá para o terreno nos próximos dias.