Coronavírus País

Açores com 60 novos casos e 449 infecções activas

None

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 60 novos casos positivos de covid-19 e contam hoje com 449 infeções ativas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Santa Maria, Graciosa, Faial, Flores e Pico, informou a Autoridade de Saúde.

No seu comunicado diário aquela entidade adianta que foram detetados, nas últimas 24 horas, 33 novos casos de covid-19 em São Miguel, oito em Santa Maria, oito na Graciosa, cinco na Terceira, três no Faial, dois no Pico e um nas Flores, resultantes de 976 testes realizados.

Em São Miguel, foram registados 24 novos casos positivos no concelho de Ponta Delgada, cinco no da Lagoa, dois no de Vila Franca do Campo, um no da Ribeira Grande e um no da Povoação.

Em Santa Maria, foram registados oito casos positivos correspondentes ao concelho de Vila do Porto e na Graciosa há também oito novos casos correspondentes ao concelho de Santa Cruz.

Na Terceira foram registados cinco novos casos positivos, todos no concelho de Angra do Heroísmo

No Faial há registo de três novos casos positivos que correspondem ao concelho da Horta e no Pico há dois novos casos positivos, um no concelho das Lajes e outro no concelho da Madalena.

Nas Flores, há um novo caso positivo registado no concelho das Lajes.

Hoje continuam 11 doentes internados, 10 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (dois em Unidade de Cuidados Intensivos), e um no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.

Nas últimas 24 horas foram registadas seis recuperações.

O arquipélago regista presentemente 449 casos positivos ativos, sendo 373 em São Miguel, 28 na Terceira, 23 em Santa Maria, 12 na Graciosa, seis no Faial, quatro nas Flores e três no Pico.

Desde o início da pandemia, os Açores contabilizam 10.777 casos de covid-19, um total de 10.088 recuperações e 49 mortes.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 07 de dezembro, 197.309 pessoas completaram a vacinação primária (83,4%) e 27.316 receberam já o reforço da vacina (3.ª dose).

A covid-19 provocou mais de 5,35 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.