Madeira

8.ª volta do Rastreio do Cancro Mama na Freguesia da Sé deve convocar 747 utentes

None
Foto SESARAM

A 8.ª volta do Rastreio do Cancro Mama na Freguesia da Sé terá início esta terça-feira, dia 21 de Dezembro, sendo que o SESARAM conta convocar 747 utentes para realizar mamografias no Centro de Rastreio do Cancro da Mama, instalado no 1.º andar do Centro Dr. Agostinho Cardoso.

Esta iniciativa deverá terminar na primeira quinzena de Janeiro do próximo ano, sendo que continuam a ser realizados rastreios no concelho da Calheta na Unidade Móvel junto ao Centro de Saúde dos Prazeres e na Freguesia do Monte na Unidade Móvel junto ao Hospital Dr. João de Almada.

De acordo com nota do SESARAM, as mulheres serão contactadas através de um postal convite / convocatória, com indicação do dia, hora e local onde irão realizar a sua mamografia de rastreio. A convocatória é feita por ordem alfabética e dirige-se a mulheres assintomáticas, sem factores de risco relevantes e na faixa etária entre os 45 e os 69 anos.

"A Mamografia de Rastreio destina-se a mulheres assintomáticas, sem factores de risco familiar relevante e a Mamografia de Diagnóstico destina-se a mulheres sintomáticas, onde a mamografia será complementada por inspecção, palpação e muitas vezes também por ecografia mamária. As mulheres com risco familiar devem ter vigilância personalizada", refere a mesma nota.

Mais indica que "no contexto actual de vacinação COVID 19, e, pela possibilidade de adenopatias reactivas que colocam problemas de diagnóstico diferencial com adenopatias malignas, na ausência de sinais de suspeição de malignidade mamária, sensibilizamos para o adiamento da mamografia de rastreio em cerca de 6 semanas (após a segunda dose da vacina da Pfizer e da primeira dose da vacina AstraZeneca). As utentes serão novamente convidadas a participar, solicitando que entrem em contacto connosco para qualquer esclarecimento".