Madeira

Cinco preocupações

None

Boa noite!

A semana chega ao fim com 5 motivos de preocupação.

1. Covid. Os números preocupam e todos sentimos que o vírus se aproxima de cada reduto. O governo insiste que “está tudo controlado”. Esta é a expressão do ano na Madeira, não tanto pelo que transmite, pois deve ao rigor, mas mais pela estratégia. De tanto repetir a tese, o executivo acaba por convencer os menos avisados.

2. Temporal. As previsões são medonhas e os avisos multiplicam-se. Estará tudo acautelado se acontecer o pior ou, uma vez escaldados de tanta omissão, ninguém quis arriscar reparos públicos à posteriori, preferindo o excesso de zelo?

3. Pobreza. A Madeira é a região do País com maior percentagem de habitantes em risco de pobreza, mais precisamente quase um em cada quatro pessoas. Assim, 24,2% da população madeirense corria risco de pobreza no ano passado, contra 26,3% em 2019. Consta que o assunto animou o debate do Orçamento com o PS  a encostar a secretária da Inclusão às cordas. Mas é preciso mais, sem complexos.

4. Drama demográfico. Foram ontem conhecidos os resultados provisórios dos Censos 2021 e a Região ficou mal na fotografia pois foi a segunda do País que mais população perdeu na última década. Esperemos que quem manda leve esta questão a sério antes que o pior dos cenários seja inevitável.

5. Natal. De hoje a uma semana, por esta hora, dão-se presentes. Este ano talvez não fosse má ideia tornar-se mais presente. Farei por isso.