5 Sentidos

40 anos do Ensino Artístico da Madeira compilados em livro

None

'Democratização da Educação Artística - Antologia de Estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira' é um livro escrito por Carlos Gonçalves, Natalina Cristóvão e Paulo Esteireiro, que acaba de ser apresentado no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira.

O livro traça a evolução do ensino artístico nas escolas da Região entre 1980 e 2020, desenvolvimento esse que permitiu  estender o ensino das artes a todos os alunos da Região, quando até à Autonomia, e mesmo nos seus primeiros anos, estava apenas reservado a estudantes de uma classe restrita. Hoje, disse Carlos Gonçalves, autor e presidente do Conservatório das Artes da Madeira, dois mil alunos estudam naquela instituição. Cada vez mais alunos ao longo dos anos, ainda que a taxa natalidade venha a cair há décadas.

Miguel Albuquerque esteve na apresentação do livro e salientou a importância de incluir o ensino artístico em qualquer área de educação, uma vez que a criatividade é cada vez mais exigida em qualquer profissão. 

A obra é editada pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia/Direcção Regional de Educação através do  Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, e integra a 'Colecção Contributos e Ideias para a Educação Artística'.