Desporto

Tribunal indefere pedido do Benfica e Jesus deve falhar jogos com Marítimo e FC Porto

Foto Miguel Pereira/Global Imagens
Foto Miguel Pereira/Global Imagens

O Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS) indeferiu o pedido do Benfica para suspender o castigo de 15 dias a Jorge Jesus, que deverá falhar os jogos com Marítimo e FC Porto, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol.

"O Sport Lisboa e Benfica informa que foi indeferido pelo presidente do TCAS o pedido de decretamento de medidas cautelares que visavam a suspensão do castigo de 15 dias aplicado ao seu treinador Jorge Jesus, após deliberação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol", informou o Benfica, em comunicado publicado no sítio oficial na Internet.

O clube lisboeta indicou que, "o recurso da decisão disciplinar prossegue agora os trâmites normais" no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), e, "na ausência de decisão em tempo útil", será João de Deus, treinador adjunto, a orientar a equipa na receção ao Marítimo, no domingo, para a 15.ª jornada da I Liga, e no estádio do FC Porto, em 23 de dezembro, nos oitavos de final da Taça de Portugal.

"O treinador Jorge Jesus voltará a liderar a equipa no relvado na 16.ª jornada do campeonato", concluiu o Benfica, em referência a novo confronto com o FC Porto, mas para a I Liga, agendado para 30 de dezembro, também no Estádio do Dragão.

O técnico do Benfica foi suspenso por 15 dias, devido a declarações sobre a arbitragem no encontro com o FC Porto da temporada passada, anunciou na terça-feira o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

No mesmo dia, o Benfica revelou a intenção de recorrer da decisão para o TAD e desafiou a FPF a dissolver o CD, alegando "sucessivas decisões que prejudicam gravemente" o clube e a ausência de "equidade".

Além dos 15 dias de suspensão, Jorge Jesus terá de pagar uma multa de 12.240 euros, tendo os jogadores Otamendi e Grimaldo sido ambos multados em 1.020 euros, igualmente por comentários à arbitragem do jogo com o FC Porto, disputado em 06 de maio, mas referente à época 2020/21, dirigido por Artur Soares Dias, que terminou empatado 1-1.

Jorge Jesus criticou o trabalho de Artur Soares Dias, nomeadamente, um segundo cartão amarelo que não foi mostrado ao defesa central Pepe, referindo-se a decisões que fizeram a balança pender para um dos lados.

As 'águias' estranharam a demora da decisão do CD e alegaram que as declarações de Jorge Jesus sobre a arbitragem do jogo "não conferem um grau de gravidade consentâneo com a penalização imposta", nem atentaram ao "bom-nome do árbitro Artur Soares Dias e da sua reputação".