Coronavírus Madeira

Madeira vacinou 45 crianças em duas horas e meia

Desde as 14 horas de hoje foram vacinadas 45 crianças contra a covid-19 no Centro de Vacinação do Funchal

Zona de espera pós-vacinação com animação para as crianças
Zona de espera pós-vacinação com animação para as crianças, Foto Hélder Santos ASPRESS

Até às 16h30 desta terça-feira, 14 de Dezembro, foram vacinadas 45 crianças entre os cinco e os 11 anos contra a covid-19 no Centro de Vacinação do Funchal, no Madeira Tecnopolo. 

Das 50 doses da vacina pediátrica disponíveis naquele centro de vacinação às 14 horas, já foram administradas 45, o que quer dizer que até às 18 horas (hora de encerramento do centro) haverá um reforço de vacinas disponíveis. 

O processo de vacinação das crianças decorre na modalidade 'casa aberta', sem agendamento, contudo, no caso de crianças com doenças associadas é feito uma convocatória. A vacinação das crianças decorre em simultâneo com a vacinação dos adultos, mas em circuitos independentes.

Até às 16h30 foram vacinados 567 adultos, 71 dos quais com a primeira dose, 91 com a segunda e 405 com doses de reforço. Os pais podem ser vacinados juntamente com os filhos, na mesma tenda. Nesse caso, um enfermeiro circulante leva a vacina de adulto à tenda da criança e informa os serviços de admissão sobre o número do frasco da vacina que será administrada. 

A vacina pediátrica corresponde a um terço da dose da vacina destinada a adultos e vem em frascos bem identificados, com cor diferente, para evitar erros de distribuição.

A Madeira conta com 14.715 crianças elegíveis para a vacinação, entre as quais duas mil estão sinalizadas como portadoras de doenças associadas.