Patrocinado Extermínio - Higiene Controle, Lda

Formigas – Como prevenir esta praga?

É o próprio ser humano que cria as condições essenciais para a proliferação das pragas.

None Ver Galeria

As formigas são do mesmo grupo das vespas e abelhas e são consideradas insetos sociais.

Este pequeno animal liberta feromonas que identificam os percursos feitos pelas mesmas desde as fontes de alimento até aos formigueiros, são pragas comensais, isto é, gostam de viver perto de pessoas e alimentam-se essencialmente das mesmas coisas que nós — doces, carnes, amidos e líquidos, água, podendo também alimentar-se de outros insetos.

É considerada um omnívoro, uma vez que se alimenta de produtos de origem animal ou vegetal.

É importante definir que tipo de alimento é que as formigas preferem, uma vez que esse facto ajuda a determinar a espécie de formiga com a qual estamos a lidar.

As formigas normalmente são encontradas perto das suas fontes de alimento, de pontos de humidade e em locais protegidos e escondidos.

Preferem particularmente buracos nas paredes, a parte inferior dos eletrodomésticos ou ar condicionado, rodapés de janelas ou paredes, ou outros sítios semelhantes. 

Qual a melhor maneira de evitar formigas?

A melhor maneira de evitar as formigas em casa é aprender a preveni-las, o que pode ser auxiliado com a existência de um plano integrado de controlo de pragas, mas de forma especializada e contínua.

Dicas para minimizar a entrada de formigas na sua casa:

  • Eliminar fontes de alimentos

Manter a cozinha arrumada vai desencorajar as formigas de entrarem na sua casa. Limpe os balcões e varra o chão regularmente. Armazene os alimentos em recipientes fechados e mantenha as frutas maduras no frigorífico. Limpe qualquer frasco pegajoso, use tampas nos baldes do lixo e despeje-os regularmente.

  • Eliminar fontes de água

Reduzir águas paradas dentro de casa e fontes de humidade, consertar canos com pingos e verificar calhas é meio caminho andado para que as formigas não se habituem a ir à procura de água dentro da sua casa.

  • Animais de estimação

As taças dos animais são atrativos para as formigas, tanto da água, como da ração. Mantenha as tigelas limpas, armazene a ração seca, isolando a abertura e coloque a ração húmida não utilizada no frigorífico. Inspecione também regularmente portas de acesso do animal e as casotas colocadas nos quintais.

  • Bloquear pontos de acesso

Inspecione o exterior da sua habitação. Árvores e arbustos devem ser considerados, pois os galhos fornecem acessos diretos para as formigas. Sele as fendas e rachas do lado exterior da casa, especialmente nas áreas onde entram os canos.

  • Não trave esta luta sozinho(a)!

Sem o conhecimento necessário e as ferramentas adequadas, a luta contra as formigas pode ser uma dura e frustrante batalha.

Uma infestação pode continuar a crescer descontroladamente se não for tratada da maneira correta. Algumas espécies de formigas podem mesmo causar danos na sua habitação ou mesmo pôr em risco a sua família, uma vez que podem contaminar os alimentos!

As formigas são animais que passam por locais pouco agradáveis, tais como: esgotos, lixeiras, buracos, animais mortos e mesmo a própria rua. Devido a isto, este pequeno animal pode disseminar diversas doenças gastrointestinais, ao entrar em contacto com os nossos alimentos.

Uma análise ao meio envolvente, portanto, possibilita uma melhor perceção do aparecimento da Formiga Preta ou de outras espécies de formigas, pois as fontes de alimento certamente serão uma forte atração.

Relativamente às edificações, a existência de pontos de acesso facilitam o aparecimento das pragas urbanas, pelo que nunca deveremos esquecer que é o próprio ser humano que cria as condições essenciais para a proliferação das pragas.

O controlo de pragas é uma atividade que deverá atuar de acordo com o equilíbrio do meio ambiental e ecológico e ainda integrar-se na saúde pública.

Os trabalhos desenvolvidos, tendo em vista o controlo de pragas como estas, deverão ser objeto de verificação rigorosa dos locais a controlar, assim como, de uma análise criteriosa dos produtos e métodos a utilizar, estando a Extermínio – Higiene Controle, Lda. apta e devidamente certificada para contribuir com o sucesso na resolução deste problema.

Entre em contacto connosco!

291 930 500

www.exterminio.pt

Grupo Extermínio – Continuamos juntos por um ambiente seguro e controlado desde 1990!