5 Sentidos

'Vinte e Um Dias de Bote' narra travessia entre a Madeira, Desertas e Porto Santo

O livro da autoria de Humberto Passos Freitas será apresentado, dia 13, na Casa-Museu Frederico de Freitas

None
Foto Shutterstock

No próximo dia 13 de Dezembro, pelas 18 horas, no auditório da Casa-Museu Frederico de Freitas, será lançado o número 2 da 'Colecção Bússola', da responsabilidade da ADEGI - Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares e do Núcleo de Pesquisadores do CLEPUL da Universidade da Madeira, com o patrocínio da APCA e do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal.

O volume, 'Vinte e Um Dias de Bote', de Humberto Passos Freitas (1893-1926), coordenado por Ana Cristina Trindade e Luísa Antunes Paolinelli, com um estudo introdutório de Carlos Barradas e prefácio de Manuel Biscoito, será apresentado pelo último, director do Museu de História Natural do Funchal.

O livro conta a viagem que o explorador, viajante e desportista, um dos fundadores do Club Sports Madeira e do Clube Desportivo Nacional, também ligado ao Marítimo, faz entre a Madeira, Desertas e Porto Santo, revelando o cuidado do cientista, a curiosidade do viajante e o homem que apreciava intensamente o mundo e o convívio com as pessoas. 

Membro de diversas instituições científicas e reconhecido pelas expedições que fez em várias áreas do globo a bordo dos seus iates, Humberto Passos Freitas foi uma personalidade notável.

A 'Coleção Bússola' apresenta, assim, depois de 'Diário de Nápoles a Jerusalém', de Maria Celina Sauvayre da Câmara, mais um livro que se liga à ideia que norteia a sua construção: "a relevância do conhecimento do património literário da Madeira para uma visão renovada da literatura no arquipélago, e para a literatura portuguesa no seu todo, ajudando a descobrir, numa viagem que se deseja exploratória, autores e obras".

A ADEGI, Associação de Estudos Globais e Insulares, com os seus vários parceiros, oferece, assim, uma forma de compreender a literatura que valoriza diferentes lugares de produção, a periferia como novo centro, demonstrando que a relação local-global é essencial para a compreensão do mundo cultural e artístico.

A 'Colecção Bússola' conta, nas capas dos seus livros, com a colaboração de Marcos Milewski.