Madeira

Deputados do PSD destacam recuperação do património feita na Madeira

Foto DR
Foto DR

Foi no âmbito de uma visita às obras de reabilitação, conservação e restauro do património que decorrem no Convento de Santa Clara que o Grupo Parlamentar do PSD destacou a acção do Governo Regional na conservação do património cultural madeirense. 

Segundo o deputado Adolfo Brazão, este é um exemplo do investimento na protecção, conservação e calorização do património cultural, museológico e religioso da Madeira, assegurando que essa continuará a ser uma aposta do Governo Regional no próximo ano. Para essa área estão inscritos no Orçamento Regional cinco milhões de euros.

Para o próximo ano, além da prossecução destes trabalhos em Santa Clara, com o acréscimo de duas salas de exposição, está também prevista a criação do Museu de Arqueologia da Madeira, com a recuperação e adaptação do Forte de Santiago e com a construção da Galeria de Visita às ruínas do Forte de São Filipe, a criação do Museu do Romantismo na Quinta do Monte, com a adaptação da casa mãe, e a recuperação e restauro da Capela de São Paulo.

O deputado salientou que o Governo Regional irá ainda iniciar um projecto de conservação e restauro do património azulejar da Região, com o restauro e conservação dos painéis da Capela da Nazaré, paredes e coruchéu da Igreja de São Pedro, de partes da Igreja do Colégio.

“Para além da finalização do extraordinário trabalho que tem sido levado a cabo na Sé do Funchal, há poucos dias formalmente exibido no seu todo, e que constitui uma obra inegavelmente exemplar, e que a todos os madeirenses tanto orgulha”, disse, destacando “a enorme preocupação que este Governo Regional tem com a vertente cultural e com riquíssimo património, que é de todos nós”.