Desporto

Tomás Lacerda sagra-se campeão nacional de SUP Race Técnico

Tó Mané Photography
Tó Mané Photography

Tomás Lacerda, atleta do Clube Naval do Funchal, conquistou pelo segundo ano consecutivo o título de campeão nacional na categoria  Open no Campeonato Nacional de SUP Race Técnico, que decorreu hoje, sábado, 9 de Outubro, na Praia de Matosinhos. Esta foi mais uma prova integrada no cartaz da sexta edição do Porto&Matosinhos Wave Series, organizada pela Onda Pura Surf Center.

Nesta prova sagraram-se ainda campeões nacionais nas várias categorias juniores os seguintes atletas: em Sub-18, Guilherme Olim, do Ludens Clube de Machico; em Sub 15 Masculino, Pedro Vieira, do Ludens Clube do Machico; em Sub-15 Feminino, Leonor Jardim, do Centro Treino Mar; e, em Sub-12, Pedro Vieira, do Ludens Clube de Machico.

“Este campeonato trouxe à Praia de Matosinhos uma competição de stand up paddle com grande nível, com os atletas de elite do SUP nacional a disputarem o título e a presença de jovens promessas da modalidade, num total de 24 atletas de seis clubes de vários pontos do país. Esta praia demonstrou mais uma vez que reúne as condições perfeitas para a prática desta modalidade, proporcionando um grande espetáculo desportivo”, afirma Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center.

O SUP Race Técnico é a vertente mais 'espectacular' do SUP Race, com os atletas a partir da areia, tendo que passar a rebentação e rondar um conjunto de bóias entre a rebentação e o outside, o que requer um elevado nível técnico e uma boa preparação física. A prova foi composta por um circuito de 1 km e os rounds compreendiam entre uma a três voltas, dependendo da categoria.

Na final do Open Masculino, Tomás Lacerda revelou o seu grande nível de surf, deixando para trás o atleta com mais títulos a nível nacional, Filipe Meira (do Surf Clube de Sesimbra), e os restantes adversários: o atleta local António Gaio (Associação Onda do Norte), Joaquim Brasão, do Centro Treino Mar, e a atleta Verónica Silva, também do Clube Naval do Funchal, campeão na categoria Open Feminino em 2020. Leonard Nika, do Peniche Surfing Clube, fez o melhor tempo da final (26:15,2), mas por ser um atleta internacional, com nacionalidade italiana, não pontua nesta prova.

Ainda integrado no Porto&Matosinhos Wave Series, realiza-se amanhã, domingo, 10 de Outubro, na Praia de Leça da Palmeira, o Campeonato Nacional de SUP Wave.

CLASSIFICAÇÃO:

OPEN

1º Leonard Nika (Peniche Surfing Clube)

2.º Tomás Lacerda (Clube Naval do Funchal)

3º Filipe Meira (Surf Clube de Sesimbra)

4º Verónica Silva (Clube Naval do Funchal)

5º António Gaio (Associação Onda do Norte)

6.º Joaquim Brazão (Centro Treino Mar)

SUB 18

1º Guilherme Olim (Ludens Clube de Machico)

2º Tiago Almeida (Clube Naval do Funchal)

3º Francisco Pestana (Clube Naval do Funchal)

SUB 15

1º Pedro Abreu (Ludens Clube de Machico) Francisco Vilhena (Centro Treino Mar)

2º Francisco Vilhena (Centro Treino Mar)

3º Rodrigo Fernandes (Clube Naval do Funchal)

4º Lourenço Viveiros (Ludens Clube de Machico)

SUB 15 FEMININO

1º Leonor Jardim (Centro Treino Mar)

2º Eduarda Neves (Centro Treino Mar)

3º Maria Vilhena (Centro Treino Mar)

SUB 12

1º Pedro Vieira (Ludens Clube de Machico)

2º Baltazar André (Ludens Clube de Machico)

3º Filipe Fernandes (Centro Treino Mar)