Mundo

Cerca de um milhão de pessoas atingidas pelas inundações na Tailândia

None

Cerca de um milhão de pessoas foram afetadas pelas graves inundações que danificaram mais de 300.000 casas em grande parte da Tailândia, em plena crise sanitária e económica motivada pela covid-19, indicou hoje a Cruz Vermelha Internacional.

"O que está a acontecer em Lopburi, Singburi e outras áreas a norte de Banguecoque é que as pessoas esperam ter de viver com as inundações durante semanas", indicou Amnat Bali, diretor do gabinete de Assistência e Comunidade da Cruz Vermelha tailandesa.

O organismo humanitário assinalou que as inundações, com um balanço provisório de nove mortos, coincidem com a crise provocada pela pandemia, que implicou a perda de centenas de milhares de empregos e o encerramento de numerosas atividades no país.

Segundo o Departamento de Prevenção e Mitigação de Desastres, as fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical Dian Mu desde 23 de setembro atingiram mais de 7.000 localidades em 33 províncias no norte e centro do país, estando 17 ainda inundadas.

Apesar dos receios iniciais, a inundações não atingiram de forma grave a capital Banguecoque, ao contrário do que ocorreu em 2011.

O instituto de meteorologia informou que uma nova tempestade tropical, batizada como Lionrock, se aproxima a partir do mar da China meridional e poderá atingir a zona nordeste da Tailândia na próxima segunda-feira, um fator que poderá agravar a situação.

As inundações registadas há dez anos, das mais graves do país asiático, provocaram 815 mortos e milhares de milhões de euros em prejuízos, em particular devido ao encerramento durante meses de empresas como a japonesa Honda.

As inundações são habituais na Tailândia durante a época das chuvas, entre maio e outubro, mas em algumas regiões as monções tropicais podem prolongar-se por mais tempo.