Madeira

AFARAM alerta presidente da ALRAM para as “grandes dificuldades” que atravessa

None


O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebeu, esta quarta-feira, 6 de Outubro, em audiência, a vice-presidente da Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira (AFARAM), Catarina Bacanhim, que veio alertar para as “grandes dificuldades por que está a passar a Associação, há já algum tempo”, dificuldades estas que põem em risco a continuidade do projecto.

Catarina Bacanhim recordou que, em Agosto último, a direcção viu-se obrigada a encerrar as residências de apoio aos utentes, “por falta de condições económicas”, situação à qual o Presidente do Parlamento, que teve já oportunidade de visitar as instalações da AFARAM, no Funchal, no âmbito do projecto Parlamento mais Perto Social”, se mostrou sensível.

A Associação presta apoio social às pessoas portadoras de doença mental, trabalhando a sua reabilitação psicossocial, através da estimulação de “todas as suas competências”, com o objectivo de reintegrá-las nas respectivas famílias e na sociedade. Criada em 2001, a AFARAM encetou oficialmente a sua actividade em 2004 e conta, actualmente, com cerca de 30 utentes.