Patrocinado Madeira Optics

Madeira Optics explica as observações astronómicas com binóculos

Sabia que é possível observar o céu noturno com os binóculos? A Madeira Optics tem uma variedade de binóculos que poderá utilizar nas suas explorações.

None Ver Galeria

Apesar de muitas pessoas acreditarem que só é possível utilizar o telescópio para observar o céu, a verdade é que os binóculos ao serem utilizados corretamente podem surpreender, pois têm muito para oferecer com a mais-valia de terem um custo de aquisição muito mais acessível. Comecemos por compreender o que é mesmo um binóculo. Este instrumento ótico é constituído por dois “tubos” em que cada um deles contém uma objetiva que recolhe a luz e uma lente ocular, através da qual vemos a imagem de forma ampliada. Podemos afirmar que são inúmeras as vantagens dos binóculos: são de pequenas dimensões e pesam pouco; o utilizador consegue usar simultaneamente os dois olhos, o campo visual é razoavelmente extenso e contém um bom poder de captação de luz. Tudo isto faz com que este objeto seja um instrumento de observação de fácil transporte e utilização no exterior.

É imprescindível ter a noção que para utilizar os binóculos e para que a observação seja proveitosa, é necessário saber para onde se olha. Ou seja, o utilizador deve compreender que não pode simplesmente olhar para o céu através dos binóculos como faz com os telescópios. É necessário possuir alguma experiência para que primeiro conheça algumas constelações e/ou saiba utilizar os mapas celestes e identificá-los a olho nu para, mais tarde, ser possível visualizar o “alvo” com os binóculos.

Saber escolher

A escolha dos binóculos deve ser bem-feita, pois não deverá ter uma ampliação exagerada e isto porque se tiver uma ampliação superior a 10x, vai fazer com que o tremor das mãos seja maior e, por sua vez, torne a observação mais cansativa e desconfortável. A não ser que o utilizador utilize um acessório adaptador para colocá-lo num tripé, o que se torna mais vantajoso para conseguir melhores observações, principalmente nas mais minuciosas.

Contudo, apesar de todos os binóculos possuírem uma rosca universal para adaptação de tripé, é preciso, por vezes, um adaptador especial para que o instrumento não fique demasiado inclinado e o utilizador não fique desconfortável.

A Madeira Optics consegue ajudá-lo a escolher os binóculos da melhor forma, elucidando para as principais caraterísticas que deverá considerar. Em primeiro lugar, a abertura de um binóculo deve ser pelo menos de 80mm para conseguir realizar uma observação astronómica, sendo que inferior a isso apenas consegue observar durante o dia, em lugares bem iluminados.

É também importante ver o poder de captação de luz, pois este vai fazer com que as estrelas observadas através dos binóculos pareçam muito mais brilhantes que a olho nu. A única caraterística que será diferente, consoante a escolha do utilizador, é que quanto maior for a captação de luz que o binóculo possui, mais pesado será e, consequentemente, maior será o seu custo.

Todos os modelos de binóculos contêm uma articulação central que permite ajustar a distância entre as oculares para que estas se adaptem a cada indivíduo de forma personalizada, correspondente às diversas distâncias interpupilares. Assim, quando pegamos nos binóculos e após focar, devemos considerar a distância das oculares e se é preciso ajustar. Esta distância apenas estará correta quando o utilizador conseguir fundir as imagens recebidas de ambas as oculares numa só imagem. Para ter um maior proveito dos binóculos, devemos escolher um que contenha um revestimento exterior em borracha para lhes dar alguma proteção e comodidade ao utilizador.

Quanto à qualidade do binóculo, se o utilizador pretende uns binóculos altamente eficazes, então tem de saber que tem de investir um bocado, pois tal como diz a sabedoria popular, “a qualidade paga-se". Para a observação astronómica terá de investir um pouco mais, pois se adquirir um binóculo com qualidade inferior, rapidamente compreenderá que ao observar o céu noturno as estrelas surgem como formas irregulares e as imagens não serão nítidas.

Concluímos que na escolha dos binóculos para a observação astronómica é imprescindível que o utilizador tenha sempre em conta a conjugação entre o poder de captação à abertura. Salientamos que a função do binóculo neste campo não é de “aumentar”, mas sim de permitir que o utilizador veja de forma mais clara, tendo um panorama mais iluminado, permitindo observar as estrelas, a lua ou satélites.

A Madeira Optics dá-lhe a conhecer um dos binóculos adequados para este tipo de observações, nomeadamente os Levenhuk Bruno Plus 20x80, que é um dos modelos alternativos aos telescópios.

As lentes deste instrumento são totalmente multi revestidas, feitas de vidro BaK e transmitem uma imagem plana em todo o campo de visão, diminuindo quaisquer reduções de imagens, sendo perfeitas para observações com qualquer tipo de nível de iluminação. O utilizador consegue ajustar a nitidez, configurar a distância interpupilar e reposicionar as oculares, se assim for necessário.

NOTA: Nunca tente utilizar os binóculos para observar o Sol sem estes possuírem filtros solares apropriados, pois poderá causar danos irreversíveis na sua visão.

www.MadeiraOptics.com

Facebook: MadeiraOptics

Instagram: @madeira_optics

Tel.: +351 291 622 971

WhatsApp: +351 924 485 850