Madeira

Volume de negócios nas tecnologias de informação e comunicação representam 211 milhões de euros

Quem o disse foi o secretário regional de Economia, Rui Barreto

None

De acordo com o secretário regional de Economia, Rui Barreto, "o volume de negócios nas tecnologias de informação e comunicação representam, segundo dados de 2019 do INE, 211 milhões de euros, o que na última década representou um crescimento superior a 100%".

O governante falava, esta manhã, na apresentação do programa 'Requalificar + Digital', uma iniciativa do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Economia, envolvendo a Startup Madeira e a Universidade da Madeira (UMa), entre outras entidades públicas e privadas. A apresentação decorreu na UMa.

Sobre o programa, cujas inscrições podem ser feitas até ao dia 20 de Outubro, revelou que após serem estudadas as necessidades das empresas tecnológicas, foram criados dois cursos (Net e Java) para dar resposta àquilo quer era procurado.

“Face às necessidades que foram identificadas pelas empresas, que necessitam de 150 quadros, aproveitamos pessoas que têm aptidões nestas áreas, com uma formação superior, para que se possam requalificar e trabalhar em empresas tecnológicas que estão em crescimento”, frisou, acrescentando que não tem dúvidas de que hoje há condições para que na Região se possa ter cada vez mais empresas tecnológicas.

Segundo o Rui Barreto, o curso de engenharia informática, na Universidade da Madeira, “é um curso de excelência”, na medida em que os formandos são depois procurados por empresas regionais e também de lá de fora. Nesse sentido, é um curso que “tem pleno emprego”.

O secretário referiu que este é um sector que irá “apostar fortemente” e que será ajustado, quer no Programa de Recuperação e Resiliência, quer no quadro plurianual 21/27, para que “mais recursos humanos formados na Madeira possam ter emprego”.

Sobre o ‘Requalificar+ Digital’, o reitor da UMa, Sílvio Fernandes, destacou a “revolução digital” que se tem assistido nos últimos tempos, sendo necessário acompanhar a par a passo esta nova era.

Já o responsável pela Startup Madeira, Carlos Lopes, disse que o programa garante, durante 12 meses, a empregabilidade de 80% dos finalistas de cada curso e um rendimento mensal de mil euros mais subsídio de alimentação.

O ‘Requalificar + Digital’ está destinado aos desempregados ou indivíduos que pretendem alterar o seu percurso profissional, com licenciatura, pós-graduação, mestrado, doutoramento ou equivalente em áreas distintas.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e selecção.