Mundo

27 detidos na Venezuela em duas operações contra o tráfico de droga

None

O procurador-geral da Venezuela anunciou hoje que 27 pessoas foram detidas e uma outra está "solicitada" durante duas operações policiais nas costas venezuelanas, em que foram confiscados mais de 5.000 quilogramas de substâncias estupefacientes e psicotrópicas.

Durante uma conferência de imprensa, na sede principal do Ministério Público, Tarek William Saab explicou que a primeira operação teve lugar em um barco de bandeira venezuelana, de nome Caribe Azul, quando se encontrava a 500 milhas náuticas a nordeste de Suriname.

Esta operação, explicou, foi realizada pelas autoridades francesas, com autorização do Comando da Guarda Costeira da Venezuela, por suspeitas de que o Caribe Azul era usado para o tráfico internacional de drogas.

"Uma vez que as autoridades francesas entraram no barco, confirmaram a existência de oito tripulantes de nacionalidade venezuelana e 177 fardos de 24 quilos de cocaína cada um, para um total de 4.224 quilos de cocaína", explicou.

Tarek William Saab precisou que durante a primeira operação foram detidas oito pessoas, e, posteriormente, foram identificadas e capturadas outras 11 pessoas, de 12 ligadas ao tráfico da cocaína confiscada.

Os detidos foram acusados dos delitos de tráfico ilícito de substâncias estupefacientes e psicotrópicas na modalidade de transporte e associação para cometer delito.

Segundo Tarek William Saab, o processo envolve um indivíduo de nome Benny Palmeri Bacchi, irmão do ex-secretário da Assembleia Nacional, Ángelo Palmeri.

"Este cidadão (Palmeri Bacchi) foi condenado em 2015 por um tribunal de Miami após declarar-se culpado de colaborar com o capo colombiano Jaime Alberto Martín Zamora, álias 'Beto Marín', que foi detido pelas autoridades venezuelanas em 2010 e extraditado para os Estados Unidos", disse.

O procurador precisou que Benny Palmeri Bacchi, chegou a um acordo com o tribunal norte-americano, conseguindo uma redução da condena a troco de informação e que depois de cumprir o tempo de prisão, foi deportado, estando radicado no leste da Venezuela.

A segunda operação foi realizada pela Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) que localizou 40 fardos de 1.675 panelas de marijuana com um peso total de 941,2 quilogramas, no município de Chichiriviche de la Costa, em La Guaira (norte de Caracas).

"Agora estamos vendo o uso ilícito de barcos nas costas venezuelanas", frisou.

Tarek William Saab explicou que nesta segunda operação foram detidas oito pessoas, tendo as autoridades venezuelanas confiscado uma pequena embarcação e um telemóvel que continha informação que facilitou a localização da droga.

Também foram confiscados um aparelho gps e uma arma de fogo.

Os detidos foram acusados de tráfico ilícito de substâncias estupefacientes e psicotrópicas na modalidade de ocultamento, cooperação imediata, associação para cometer delito e posse de arma de fogo.

Um dos detidos é funcionário da Guarda Costeira e oferecia informação em tempo real aos traficantes para que navegassem por águas venezuelanas, evadindo as autoridades.

Fechar Menu