5 Sentidos

Orquestra Clássica reentra com concerto amanhã na Praça do Povo

Concerto ao ar livre integrado na Festa da Flor inclui várias árias e outras obras

None Ver Galeria

A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) regressa ao activo amanhã com a realização de um concerto integrado na Festa da Flor, a decorrer pelas 21h30 na Praça do Povo, na zona onde habitualmente fica localizado o circo. Este espectáculo marca ainda o arranque da nova temporada e contará com a participação da soprano Anastasia Strachikova e do tenor Alberto Sousa, bem como de 16 alunos do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM). A direcção é do maestro convidado Pedro Neves.

Na ocasião serão interpretadas obras de Verdi, Franz von Suppé, J. Offenbach, Victor Costa, Franz Lehar, Luís de Freitas Branco, Rossini, Pedro Elias Gutiérrez e Andrew Lloyd Webber, mais precisamente Abertura Nabucco, a aria ‘Caro nome’ e ‘La donna è mobile’, ambas da ópera ‘Rigoletto’, de Verdi. A Abertura Cavalaria Ligeira de Franz von Suppé antecede a The Doll Aria, Olympia, dos Contos de Hoffman, de Offenbach. Do madeirense João Victor Costa e Guerra Junqueiro foi seleccionada a obra Regresso ao lar. Franz Lehar criou Lippen Schweigen [Viúva alegre]; Luís de Freitas Branco o Fandango da 1.ª Suite Alentejana; e Rossini a aria ‘Una voce poco fa’, que se seguem no alinhamento da noite. A encerrar, Alma Llanera, de Pedro Elias Gutiérrez, com orquestração do madeirense Francisco Loreto, e 'In sleep he sang to me’, um dos temas mais conhecidos do célebre ‘Fantasma da Ópera’.

O director artístico da Orquestra Clássica da Madeira e concertino fala de um programa “extraordinário”. “Um concerto que nos diz muito, não só pelo facto de estarmos novamente a fazer música e a partilhá-la entre nós, mas porque representa o retorno aos concertos ao vivo, e assistidos pelo nosso público, num novo contexto, marcado também pelas regras de segurança recomendadas e exigidas pelas instituições de saúde pública”.

Sobre os cantores convidados, Anastasia Strachikova nasceu na Rússia, numa família ligada ao mundo do espectáculo, às artes teatrais. Foi finalista no Conservatório Estatal de Saratov com excelência e solista do Teatro de ópera e Ballet em Voronezh, em Moscovo, cidade onde em 2009 ingressou na Pós - Graduação do Conservatório Estatal. Desde 2010 é solista do Teatro Musical de Câmara pré Teatro Bolshoi, em Moscovo, entre 2011 e 2012 foi solista no Teatro Bassman e entre 2012 e 2019 foi solista convidada do Teatro Musical K. S. Stanistalvsky.

Interpretou vários papéis como ‘Rainha da Noite’ (Flauta Mágica de Mozart); ‘Madame Herzt’ (Director de Teatro de Mozart); ‘Cleópatra’ (César e Cleópatra de Häendel), ‘Zerbinetta Ariadne auf Naxos’ da obra de Richard Strauss, refere a organização. No currículo tem vários prémios, nomeadamente o 2.º no Concurso Internacional para Jovens Solista de ópera em Viena (2010); um 1.º no Concurso Internacional para cantores de ópera em São Petersburgo-Rússia (2011) e 1.º Prémio e Prémio do Público no concurso internacional Paris Opera Awards (2014).

Sobre o tenor madeirense, Alberto Sousa, desenvolve a sua carreira essencialmente em Inglaterra. Começou o percurso musical no CEPAM. Licenciou-se em Ensino do Canto na Universidade de Aveiro onde estudou com António Salgado e concluiu o Mestrado em Performance no Curso de Ópera da Guildhall School of Music and Drama, na classe de canto de Laura Sarti. Recentemente, Alberto ganhou o 2.º lugar e Prémio do Público no Robert Presley Memorial Verdi Competition organizado pela Fulham Opera, que depois o convidou a interpretar Gabriele numa nova produção de Simon Boccanegra (Verdi). “Em Londres, onde reside e trabalha, Alberto cantou recentemente La Bohème (Puccini) com o Clapham Opera Festival, Faust (Gounod) com a Swansea City Opera numa tourneé pelo Reino Unido e Pinkerton (Madama Butterfly, Puccini) em concerto no Cadogan Hal”, destaca a OCM, e entre os prejctos futuros estão uma tourneé de Rigoletto (Verdi) e o cover do papel titular no Nariz (Schostakovich) para a Royal Opera House.

O concerto é gratuito, mas dadas as medidas de contingência devido à pandemia de covid-19 os lugares são limitados e os bilhetes devem ser requeridos através do Posto de Turismo da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, que promove o evento.

Fechar Menu