Última homenagem

Palavras como integridade e seriedade ganham expressão corporizada, consistência e coerência em alguém de cuja presencia física acabamos de ficar privados: Luís Guilherme Ferreira, o nosso querido Primo Luís.

Pessoa realizada, irradiava o que lhe era espontâneo e estrutural: alegria de viver, entusiasmo, determinação. Família e amigos dedicavam-lhe um apreço singular, à altura do seu merecimento. O seu carinho era transversal a vida: pessoas, animais e plantas, objeto da sua admiração e afeto.

O bom humor, a graça com que contava episódios que tinha protagonizado ou partilhado eram-lhe peculiares. Do exercício da sua profissão, enquanto professor, guardava simpáticas recordações e recebia frequentemente, testemunhos de estima e consideração de antigos alunos. Na política, serviu e honrou as responsabilidades inerentes aos compromissos assumidos. Isento, geriu a freguesia com verticalidade, equidade e dinamismo, pautado pelos valores que o norteavam. Lembrando o seu desempenho como desportista e fazendo prova de reconhecimento público, a Junta de freguesia de S. Gonçalo atribuiu o seu nome a umas instalações desportivas que perpetuaram a sua memória.

Há uns anos a esta parte, frequentava o ginásio da Barreirinha, onde eram consensuais a amizade, o respeito e a consideração de que era alvo; pontuava pela educação e pelo cavalheirismo, cativava pela boa disposição e pela simpatia. Igual a si próprio: atento e atencioso, generoso e educado. Ao ter conhecimento da triste notícia da sua partida, uma colega do ginásio comentou: “Lá foi o nosso brincalhão... gostava tanto de brincar! Sempre com respeito.”

Um senhor. Corajoso, valente e esforçado na luta contra a doença. Um exemplo. Uma referência.

A partir de hoje, como se diz as crianças, o nosso muito querido amigo, o nosso muito estimado primo Luís, é mais uma estrelinha, de brilho único, no céu.

Que a sua luz nos ilumine e que descanse em paz!

Filipa Mendonça

Fechar Menu