Madeira

Elisa Ferreira assegura a Sara Cerdas apoios às regiões ultraperiféricas

A eurodeputada do PS enviou uma carta à Comissária Europeia com a pasta da Coesão

None

A eurodeputada do PS, Sara Cerdas, enviou uma missiva à Comissária Europeia Elisa Ferreira, com a pasta da Coesão, a questionar que medidas estão previstas para aplicação nas uegiões ultraperiféricas, em especial quais os mecanismos de incentivo à economia, e como tenciona a UE apoiar a recuperação económica no contexto pós-covid-19 nestas regiões.

Na resposta escrita, a Comissária Elisa Ferreira respondeu favoravelmente à missiva da madeirense, onde se pode ler que “a Comissão partilha a preocupação” da eurodeputada “quanto ao impacto da pandemia de covid-19 nas regiões ultraperiféricas da UE”.

Elisa Ferreira refere que a iniciativa para a Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU) “prevê novos recursos adicionais no valor de 55 mil milhões de euros, a canalizar em 2020-2022”, através de diversos programas, “com a possibilidade de cofinanciamento de 100% pela União”, sendo que “prevê igualmente uma dotação específica para as regiões ultraperiféricas”.

A representante aponta ainda na resposta que “será importante que as regiões ultraperiféricas tirem o máximo partido das novas medidas e dos novos orçamentos previstos ao abrigo de vários programas da UE”.

Na missiva enviada, Sara Cerdas recordou ainda à Comissão que as fragilidades "económicas e estruturais" das regiões ultraperiféricas caso são maiores do que nas restantes regiões europeias, "pelas diversas condicionalidades associadas e o risco de desemprego consequentemente será maior”.

Descarregue e leia a missiva enviada à Comissária Europeia Elisa Ferreira por Sara Cerdas e a resposta da mesma:

Fechar Menu