Mundo

Extermínio de tubarões em Angola para venda de barbatanas a chineses

A denúncia é feita pela organização ambiental EcoAngola

None

Quantidades ainda por apurar de tubarões estão a ser exterminados, em Angola, para a retirada de barbatanas, que são supostamente comercializadas a cidadãos chineses, denunciou a EcoAngola, projeto filantrópico de educação e conservação ambiental.

Em declarações feitas à agência Lusa, a directora executiva da EcoAngola, Érica Tavares, disse que receberam as primeiras denúncias, de várias pessoas, no dia 12 de Setembro sobre esta situação no município de Cacuaco, província de Luanda, capital de Angola, mas sem imagens.

"Mas depois conseguimos que alguém nos enviasse algumas imagens e enviaram as primeiras fotos que foram tiradas em Cacuaco, Luanda", contou.

Segundo Érica Tavares, na denúncia "constatou-se que realmente estavam a ser pescados muitos tubarões propositadamente e para apenas remover as barbatanas".

"Alguns dias depois, dia 17 de Setembro, acabámos por receber uma denúncia similar, mas desta vez em Benguela, que foi o vídeo mostrado e que também, de acordo com os relatos da pessoa que enviou a denúncia e de acordo com as testemunhas, é que os pescadores já têm feito isto ultimamente, que tem sido uma prática comum", acrescentou.

Érica Tavares referiu que as testemunhas apontam que "são cidadãos de nacionalidade chinesa que têm feito esta compra".

"E sabemos que isto é um produto exótico na Ásia, que têm feito aquela sopa de barbatana de tubarão, porque acredita-se que tem benefícios medicinais, poderes afrodisíacos, enquanto que na realidade isto é mito, não é comprovado cientificamente que isto cause isso, mas como há um mercado muito grande na China acreditamos que isto esteja a ser exportado para a China", frisou.

A EcoAngola, projeto que existe há um ano, com 100 membros ativos, contactou o Instituto da Biodiversidade e Área de Conservação do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, que prometeu realizar uma investigação e emitir um comunicado público sobre a situação.

Fechar Menu