Madeira

‘Via verde’ para pessoas com autismo

A ideia foi defendida por José Manuel Rodrigues durante uma visita ao Centro de Terapias ‘Os Grandes Azuis'.

None

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defendeu hoje uma “via verde”, para crianças e jovens com autismo “nas consultas dos centros de saúde e no atendimento hospitalar”.

O desejo de José Manuel Rodrigues foi manifestado após uma visita ao Centro de Terapias ‘Os Grandes Azuis’, da associação que acompanha as crianças e jovens com autismo ou com algum tipo de perturbação neuro-sensitiva cognitiva ou de motricidade, onde alertou para a necessidade de mais apoios do Governo Regional para esta área.

“Estou aqui para chamar também à atenção para que as respostas que são dadas a estas associações possam ser mais apoiadas pelo Governo Regional da Madeira”, vincou José Manuel Rodrigues.

A associação ‘Os Grandes Azuis’ recebe uma ajuda anual de 5 mil euros da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil e está instalada no Bairro de Santo Amaro, num espaço cedido pela Investimentos Habitacionais da Madeira.

Além das atividades ocupacionais, presta serviços de Educação, de Terapia da Fala, de Psicologia, de Terapia Ocupacional, Consultas Médicas, de Acompanhamento das Famílias e tem ainda uma Sala Snoezelen, para estímulo sensorial das crianças e dos jovens autistas.

Para o líder do Parlamento regional, trata-se de um trabalho “notável” no apoio às crianças e jovens com autismo, mas “é possível fazer mais”, vincou o governante, salientando que é preciso “respostas mais concretas, mais objectivas, quer na área da Educação, quer na área da Saúde e da Segurança Social”.

A instituição dá assistência a cerca de 50 crianças, ou seja, um quarto das pessoas que estão diagnosticadas com autismo na Madeira (200).

“Acho que é extremamente positivo que o parlamento se aproxime destas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sobretudo estas que apoiam a infância e a juventude”, reforçou o Presidente do Parlamento madeirense no final da visita realizada no âmbito do ‘Parlamento Mais Perto Social’, que começou em Janeiro deste ano, e já permitiu 15 visitas a Instituições Particulares de Solidariedade Social, para conhecer e dar a conhecer a realidade e as dificuldades das IPSS que trabalham na Região.

Fechar Menu