Madeira

“Nazaré está na moda”

Bruno Pereira, presidente da Investimentos Habitacionais da Madeira

Bruno Pereira, presidente da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) foi o primeiro a discursar na cerimónia de inauguração das obras de ampliação do Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas, na Nazaré. Tudo porque as obras de requalificação e ampliação do Centro de Saúde, investimento de 1,7 milhões de euros, decorreram à responsabilidade da IHM, uma vez que integra o património daquele organismo.

Começou por registar com “orgulho” que o antigo secretário da Saúde, Rui Adriano, também presente, “merece a homenagem do nome deste centro de saúde.

Já em relação ao investimento, reconheceu ser um investimento necessário para dar resposta à populosa freguesia que “tem vindo a crescer”, uma vez que o antigo centro de saúde era manifestamente “insuficiente” para garantir essa resposta.

Elogiou a “excelente” obra feita acoplada ao edifício antigo e aproveitou para lembrar o trabalho também desenvolvido pelo IHM no bairro da Nazaré. Instituto que “não se limita à gestão. A IHM é uma empresa social com trabalho social”, vincou, depois de enumerar uma série de intervenções em diversos equipamentos do extenso conjunto habitacional.

A empreitada hoje inaugurada pelo presidente do Governo Regional, cerca de vinte anos após a inauguração da unidade de saúde, vem dar resposta ao aumento da população, não só na envolvente do complexo habitacional, como de toda a freguesia de São Martinho.

A solução encontrada permitiu que a edificação fosse feita de forma faseada, de maneira a que a atividade do estabelecimento de saúde nunca fosse posta em causa, funcionando, contudo, de forma condicionada durante a execução da obra, mas sempre em conjugação com a fiscalização e administração daquele estabelecimento.

Aos actuais 1.340 metros quadrados, acrescentaram-se ao Centro de Saúde 825 metros quadrados, mantendo-se parte do estacionamento e edificando-se mais dois módulos, para além dos cinco existentes.

A reformulação das secretarias permitiu aproveitar quatro pequenos espaços para apoio de enfermagem, sendo ampliada a sala polivalente. Na antiga zona de espera, junto à área administrativa, foi criado um arquivo clínico, que poderá ser usado, também, como sala de reuniões. Foi também construída uma nova sala de enfermagem para os serviços de apoio domiciliário.

Foram criados gabinetes médicos e de enfermagem, assim como salas de tratamento, sala de sujos e salas de espera.

Com esta intervenção, o centro de saúde passou a ter melhores acessibilidades interiores, nomeadamente um elevador e mais escadas.

Nos pisos 2 e 3, desenvolvem-se as novas valências do centro de saúde.

Fechar Menu