Madeira

“Uma sociedade sem memória é uma sociedade de gente estúpida”

Presidente do governo na inauguração da ampliação e beneficiação do Centro de Saúde da Nazaré

None
Foto Orlando Drumond

O presidente do Governo Regional reiterou hoje que a “salvaguarda da saúde dos madeirenses” continua e continuará a ser “a prioridade” do Governo Regional. “A vida e a saúde dos cidadãos está em 1º lugar”, reforçou, durante o discurso proferido na inauguração da ampliação e beneficiação do Centro de Saúde Dr. Rui Adrano de Freitas, na Nazaré, São Martinho, Funchal.

Na presença do antigo secretário da Saúde que dá o nome ao Centro de Saúde a Nazaré, Miguel Albuquerque elogiou o “querido amigo Rui Adriano” pelo “papel muito importante” desempenhado nos três mandatos com a pasta da Saúde.

Considerou também que “o IHM (dona do prédio) foi um bom expediente para acelerarmos esta ala”, referindo-se à obra executada em menos de ano e meio.

Acompanhado dos secretários com a tutela da Saúde e dos Assuntos Sociais, Pedro Ramos e Augusta Aguiar, respectivamente, Albuquerque sem concretizar o alvo, aproveitou para criticar que “há aí umas personagens que parece que inventaram a roda agora”. Não se alongou no reparo mas fez questão de destacar o facto de actualmente não vivermos “uma situação de normalidade”, consequência da crise pandémica que afectou todo o mundo e em particular a Madeira.

Chamou a atenção para a segunda vaga que já está a assolar a Europa para reforçar que a Madeira está “a ter uma atitude de grande precaução” referindo-se à testagem obrigatória a quem chega do exterior, tendo já sido realizados 125 mil testes, 100 mil dos quais na Madeira, “condicionamento à entrada” que garantiu “é para manter”.

Apelou também que se mantenham o “conjunto de atitudes profilácticas e preventivas” e avisou que a situação actual “não é compatível com atitudes de relaxamento”.

Agora que as escolas já estão a funcionar em pleno, Albuquerque reforçou o apelo aos cuidados de higiene. “Aqui temos que ter todo o cuidado no sentido de garantir que as escolas continuem a assegurar o ensino presencial”.

Voltou a lembrar que a pandemia está para durar. “Isto não acabou. Vamos a meio de uma corrida de fundo”, afirmou, pedindo por isso à comunidade em geral, coragem de determinação.

Fechar Menu