Madeira

Investigadores pedem aproximação entre política, educação e ciência

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista-Madeira está a promover, ao longo desta manhã, um encontro com os coordenadores dos centros de investigação da Universidade da Madeira, tendo em vista a análise da situação actual e os caminhos para a recuperação da Região.

Nuno Fraga, do Centro de Investigação em Educação, que participou no evento via videoconferência, considerou que a Política e a Educação têm estado “ligeiramente afastadas” e defende que o futuro da Educação na Madeira deverá passar por “um trabalho mais articulado, mais em rede, entre a academia e quem, na prática, vai legislar”.

Entende que tem faltado a aproximação entre o decisor político e quem ‘pensa a ciência’, pelo que “é necessário um trabalho mais próximo e de colaboração”.

Por seu turno, João Rodrigues, coordenador do Centro de Química da Madeira, destacou a importância deste organismo em termos de investigação e de equipamentos que podem servir a Região.

Considerou também que o futuro da UMa tem de assentar na investigação, por uma questão de reconhecimento, de financiamento e até de sobrevivência. Ciente de que a Região e o País “dependem excessivamente de fundos europeus para a investigação”, apontou para o facto de existir uma “ausência de uma política de financiamento contínua através do Orçamento do Estado”.

Fechar Menu