Madeira

Asseco debate digitalização da banca no “novo normal”

Empresa tecnológica criada na Madeira promove evento online sobre "O que mudou no sector bancário por causa da pandemia"

Foto Depositphotos
Foto Depositphotos

A empresa tecnológica Asseco, originária da Madeira, onde tem instalado um centro de desenvolvimento de software, apresenta a sua visão sobre a forma como os bancos podem apostar na diferenciação na nova era digital, num evento online dirigido a todos os países da lusofonia que irá decorrer no próximo dia 23 de Setembro.

A digitalização da banca acelerou nos últimos meses, não por uma visão estratégica ou por uma evolução natural do modelo de negócio, mas por um fator externo disruptivo – a pandemia do covid-19 – que impôs a necessidade de um “novo normal”. Este é o ponto de partida do webinar que a Asseco PST, de raízes madeirenses, promove dentro de hoje a oito dias, para debater a forma como cada banco deve continuar a apostar na sua diferenciação.

Sob o mote “Digital, o novo normal da Banca: desafios em tempo de mudança”, o evento é dirigido aos profissionais da banca nas várias geografias lusófonas onde a Asseco PST, especialista no desenvolvimento de software financeiro, está presente, de Portugal a Timor-Leste, passando por Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

As consequências da pandemia do covid-19 e as mudanças provocadas na vida quotidiana desde março condicionaram fortemente qualquer estratégia ou plano de execução também no setor financeiro. Um bom exemplo é o facto de os canais digitais estarem hoje no centro do negócio bancário – de canais complementares passaram a vias preferenciais de interação com os clientes.

Perante esta realidade, diz José Nunes, administrador da Asseco PST, “o futuro passou a ser hoje e os programas de transformação digital na banca, com uma execução prevista em anos, passaram a ter o objetivo de serem executados em meses”.

E o gestor acrescenta: “Dentro desta não opção, porque não foi uma opção, os bancos mantêm a necessidade de se diferenciarem. Na Asseco PST, acreditamos que esta diferenciação pode vir da resposta de cada entidade bancária a três questões principais: conveniência, personalização e segurança”.

Conveniência significa que, cada vez mais, é o cliente que escolhe as suas preferências – do seu “sofá”, onde quer que se encontre, pode aceder às suas contas e realizar as operações de acordo com as suas escolhas.

Personalização, por seu turno, é sinónimo de ser o cliente a querer definir a sua experiência – verdadeiramente ele quer sentir-se único numa multidão de “iguais”.

Por fim, segurança exprime a ideia de que o cliente exige confiança – é o fator invisível que o protege e lhe dá confiança no que faz.

Durante o webinar, com início marcado para as 11 horas a Asseco PST pretende partilhar ideias, soluções e apresentar a sua oferta em cada um daqueles três pilares. A liderar as apresentações como oradores estarão Eduardo Ferreira, Head of Digital & Channels Delivery da empresa, e Miguel Ferreira, Security Consulting e Systems Leader.

Presente em oito mercados e três continentes, a Asseco PST tem no seu portfólio de clientes mais de 60 bancos, o que faz dela uma empresa de referência nos espaços de língua portuguesa onde atua. Com mais de 30 anos de experiência e originária da Madeira, onde tem instalado um centro de desenvolvimento de software no Funchal, integra desde 2015 a multinacional Asseco Group, um dos maiores fornecedores europeus de software, cotado internacionalmente nas Bolsas de Varsóvia, Nova Iorque e Tel Aviv.

Sobre a Asseco PST

As raízes da Asseco PST remontam a 1988, no Funchal (Madeira), decorrente da convicção de um grupo de profissionais na importância decisiva das tecnologias de informação no setor financeiro, que criaram a então Promosoft. Após dois anos a desenvolver de raiz a sua primeira solução de gestão bancária, a empresa ganha o primeiro cliente em Portugal através de uma recomendação da Universidade Católica. A aposta na internacionalização logo nos primeiros anos de vida é um dos motivos pelos quais a empresa detém uma significativa quota de mercado no seu setor, em países como Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Em 2011, através de um exercício de rebranding e alteração acionista, a Promosoft passa a chamar-se Exictos. Por esta altura, já atuava também em Timor-Leste e Malta, a que se seguiria, em 2014, a Namíbia. Em 2015, foi adquirida pelo Asseco Group, um dos maiores grupos europeus de TI, originário da Polónia, com presença em mais de 50 países e um universo global de 24.000 colaboradores. Em 2018, é efetuado um novo rebranding, assim nascendo a Asseco PST, responsável por um volume de negócios de 39 milhões de euros e um EBITDA superior a 10 milhões de euros em 2019.

Fechar Menu