Madeira

Porto Santo organiza combate ao lixo marinho

None

O Porto Santo organiza este sábado, 19 de Setembro, a primeira campanha de limpeza inserida no projecto ‘Porto Santo sem lixo marinho’ que arrancou no início do mês.

O projecto é liderado pela Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF, e tem como parceiros a AIDGLOBAL, a ARM - Águas e Resíduos da Madeira, S.A., a Câmara Municipal do Porto Santo e o polo do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na Madeira, acolhido pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, tecnologia e Inovação (MARE-ARDITI). Conta ainda com o apoio da WWF Noruega e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Estes parceiros pretendem, num trabalho conjunto, travar a fuga de plásticos para o oceano e contribuir para a diferenciação e valorização da ilha do Porto Santo. 

Ângela Morgado, directora Executiva da ANP|WWF explica que “a transição para uma economia circular e sustentável passa pela implementação de projectos como este, com um foco nas comunidades e que promovem a cooperação e troca de conhecimentos entre autoridades, empresas e sociedade civil, pois são elas que fazem a diferença no dia-a-dia”, sendo este o primeiro projecto da ANP|WWF fora do território continental, que é visto como “pioneiro” no país pela relevância para a comunidade local, para quem visita a ilha, para a vida e saúde humana e para a Natureza.

Ao longo de 18 meses, o projecto será desenvolvido através de três fases. Na primeira, será feita uma avaliação do fluxo e descarga dos resíduos e lixo marinho da ilha, para, numa segunda fase, todos os agentes poderem proceder a uma optimização da gestão desses resíduos. Na terceira e última etapa do projecto, será feita uma campanha de comunicação e sensibilização que tem como objectivo reduzir radicalmente o consumo de descartáveis e, assim, os plásticos que acabam no mar.

As características da ilha do Porto Santo, que foram reconhecidas na categoria de Reserva da Biosfera da UNESCO, são agora reconhecidas como o cenário ideal para outras valorizações desta região. O projecto pretende testar mecanismos inovadores de recolha e valorização dos resíduos de plástico com o envolvimento de todas as partes interessadas. Algumas destas acções vão desde pontuais limpezas de praia, passando por criar um selo de compromisso com entidades locais e colocar em prática um sistema de recolha de garrafas, até uma App que ajude a identificar pontos críticos de poluição por plásticos.

Em Outubro inicia-se a primeira fase do projecto, referente ao levantamento de dados e amostragem com ajuda de equipamento adequado a este tipo de operações. Esta fase será coordenada pelo MARE-ARDITI e estará integrada numa campanha de amostragem mais alargada naquela ilha.

Para Susana Damasceno, Presidente da Direcção da AIDGLOBAL, “fazer parte deste projecto é contribuir para o desenvolvimento local e global. Proteger a vida marinha (ODS 14) é mais um passo no longo caminho de acção e sensibilização que temos percorrido, sendo que este projecto tem um valor especial pois realiza-se na ilha onde desde há dois anos estabelecemos uma delegação”.

Já João Canning Clode, do MARE-ARDITI, diz que este projeto “dará com certeza um empurrão ao muito necessário conhecimento científico acerca da problemática do lixo marinho, nomeadamente tentar perceber qual é a verdadeira magnitude do problema no Porto Santo”.

Para este sábado, Dia Internacional da Limpeza Costeira, a Câmara Municipal do Porto santo vai organizar equipas para a limpeza do lixo marinho. As inscrições podem ser feitas na Autarquia e os grupos de voluntários não devem exceder as 20 pessoas. Cada grupo deve escolher o local para a limpeza, que pode ser uma praia, um ribeiro, um calhau ou uma rua que necessite desta intervenção.

A organização recomenda utilização de máscaras e o cumprimento do distanciamento social, bem como de todas as recomendações das autoridades de saúde no âmbito da Covid-19. O material necessário à limpeza deverá ser levantado no Gabinete do Ambiente da Câmara do Porto Santo, entre quarta e sexta-feira.

Fechar Menu