Coronavírus Mundo

Infectados 208 soldados senegaleses que estiveram em missão na Gâmbia

None

Mais de 200 soldados senegaleses da força da África Ocidental na Gâmbia deram positivo para o novo coronavírus depois da sua missão no país, anunciaram hoje o Exército e o Ministério da Saúde do Senegal.

"A direção de Saúde do Exército notificou-nos que 208 soldados que regressavam da missão deram positivo à covid-19", referiu o Ministério da Saúde, no comunicado diário sobre a pandemia.

Há alguns dias, o Exército relatou que "100 soldados" foram afetados, de um contingente de mais de 600 homens que se encontravam na Gâmbia.

Os soldados estão "todos em Guéréo", disse um oficial das relações públicas do Exército, citado pela agência France-Presse.

A aldeia de Guéréo, situada na costa e a cerca de 60 quilómetros a sul de Dakar, alberga um "hotel" do Exército, um local selecionado pelo Ministério da Saúde para o acompanhamento de doentes assintomáticos da covid-19.

A Gâmbia, um país encravado no Senegal, exceto na sua orla marítima, registou 3.428 casos de covid-19 e 105 mortes. O Senegal comunicou 14.529 casos e 298 vítimas mortais.

A força da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Gâmbia (Micega) foi destacada em janeiro de 2017 para forçar o ex-presidente da Gâmbia Yahya Jammeh (1994-2017) a entregar o poder ao seu sucessor eleito, Adama Barrow.

Composto em grande parte por pessoal militar senegalês, a sua missão foi, entretanto, alargada pela CEDEAO, a pedido de Adama Barrow, apesar da partida de Yahya Jammeh para o exílio na Guiné Equatorial, em 21 de janeiro de 2017.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Fechar Menu