Madeira

Oficial da Zona Militar da Madeira regressa da Somália ao fim de seis meses

None

O tenente-coronel de artilharia António Sá, a prestar serviço no Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3), regressou recentemente na Somália, onde integrou uma missão de treino da União Europeia no quartel-general em Mogadíscio.

Durante seis meses, o tenente-coronel Sá desempenhou funções de chefe da célula de informações, estando responsável pelo planeamento e desenvolvimento das actividades de recolha de dados e informações acerca das ameaças existentes no teatro de operações, com o objectivo de avaliar o seu impacto na condução e desenvolvimento das actividades da missão.

Esta missão, comandada por um grigadeiro-general italiano, é presentemente constituída por cerca de 190 militares oriundos de 7 países (Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Suécia, Finlândia e Inglaterra) e tem por missão o apoio ao governo da Somália, através das Instituições de Defesa, designadamente por intermédio do treino especializado e aconselhamento militar.

O tenente-coronel Sá conta com uma vasta experiência em diversos teatros de operação, tendo prestado serviço em Timor-Leste, duas comissões na Bósnia-Herzegovina, Mali e mais recentemente na Somália.

Fechar Menu