Madeira

Jorge Carvalho "foge" das questões que a secretaria regional "não cumpriu"

None

O deputado socialista Rui Caetano reage assim à entrevista de Jorge Carvalho ao DIÁRIO publicada na edição impressa de domingo

Diário de Notícias Madeira | Homepage

Diário de Notícias | Homepage

Para Rui Caetano a entrevista do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia ao Diário vem apenas "confirmar o que o PS-Madeira tem vindo a alertar sobre algumas das questões que a secretaria regional não cumpriu", como é o caso do atraso nas máscaras prometidas aos alunos ou do facto da tutela ainda não ter efectuado o levantamento dos professores pertencentes aos grupos de risco.

"É evidente, em toda a entrevista, que só aborda os assuntos que dão jeito do ponto de vista político, foge das situações que ainda estão por resolver, não toca em alguns dos assuntos importantes para as escolas e nem uma palavra sobre algumas das promessas que não foram cumpridas".

Por contrapartida, o socialista diz que "tem razão o senhor secretário quando reconhece o excelente trabalho desenvolvido pelas escolas, pois, é visível a todos que os conselhos executivos, os professores e o pessoal não docente cumpriram as suas responsabilidades".

O PS considera também que seria importante que o governante com a pasta da Educação "explicasse por que motivo os 130 novos assistentes operacionais ainda não chegaram todos às escolas porque o processo das entrevistas ainda está para decorrer".

"É curioso que depois de o PS ter alertado para esta promessa não cumprida, o senhor secretário nunca mais falou do assunto nem para esclarecer. Além do facto de esta quantidade não ser suficiente para responder à nova realidade. Estas necessidades existiam antes da pandemia, pois, com as novas exigências em termos de limpeza, vigilância, controlo e acompanhamento dos alunos, são necessários contratar mais funcionários".

Em relação à pergunta sobre a articulação dos transportes públicos e os horários das escolas, Rui Caetano diz que o secretário regional "foge à resposta e não responde ao essencial para não ter de confirmar que a secretaria regional não trabalhou com as empresas de transportes a adaptação destes horários das escolas com o das carreiras dos transportes públicos de modo a evitar os aglomerados nas paragens e nas entradas e saídas das escolas".

"Em relação aos professores e ao pessoal não docente que possam ficar infectados não faz qualquer apontamento", destaca.

"O silêncio continua" em relação aos computadores para as escolas, aponta também Rui Caetano, recordando que Jorge Carvalho "prometeu em Abril, antes do 3.º período lectivo terminar, que a secretaria iria fornecer 600 computadores às escolas para serem emprestados aos alunos que não tinham os equipamentos informáticos necessários ao ensino à distância".

"O novo ano lectivo já se iniciou e os 600 computadores ainda não chegaram às escolas e nesta entrevista nem uma palavra sobre este atraso".

No que toca à saúde mental, o PS diz que "o senhor secretário insiste em desvalorizar a problemática da saúde mental nas escolas e não aborda esta dura realidade".

Por fim, e sobre a contratação de mais professores", Rui Caetano observa que Jorge Carvalho não explica como é possível que numa conjuntura de pandemia, reduzir a contratação de professores e as escolas e manter o mesmo Crédito Global de Horas do ano anterior para desenvolverem os seus projectos pedagógicos.

Fechar Menu