Vicente: ‘Não’ morreste, só desapareceste

«Morreu o jornalista, Vicente Jorge Silva». A notícia, assim de chofre com choque, a frio, comoveu-me de tal forma que só consegui escrever uma breve mensagem para o CM. Não sabia que estava menos bem. Tinha tanto, tanto para escrever. Agora, já com a sensibilidade serenada, o Vicente ‘não’ morreu, só fisicamente desapareceu porque ficará obra para ser lida e estudada. Brilhante no jornalismo, mais do que curioso fotógrafo e observador prático na realização cinematográfica. Jornalista experiente, exigente e por vezes contundente fez desta profissão trampolim para as suas lutas e causas. Agora não compactuava, e bem, com populismos protofascistas. A direcção do PÚBLICO, do qual foi co-fundador e seu primeiro director, encabeçada agora por Manuel Carvalho, teve excelsa ideia em convidá-lo para assumir o fecho do jornal ao Domingo. Há anos vi-o no Funchal: «Viva!, e um grato abraço ao campeão das letras, Vicente Jorge Silva!» -Quem é? «Sou seu militante leitor. Um ‘Escuta Zé Ninguém’ (título dum livro de Wilhelm Reich).

- Ah! Também gosta do Wilhelm. «Que nunca lhe doa o intelecto!», adiantei.

Agradeceu, sorriu e lá foi altaneiro conforme era seu porte e escrita. O querido Vicente também teve influência na minha formação democrática, e de quantos mais?, através do seu jornal - Comércio do Funchal, ainda adquirido numa certa clandestinamente nos tenebrosos tempos ditatoriais, cuja liberdade de imprensa na altura era miragem sonhadora... A coragem cívica de Vicente fazia lembrar a do eterno Baptista-Bastos.

Continuas presente\ velho Mestre camarada Jornalista\ sempre\ com palavras aguerridas d’Artista\ de pena afilada,\ por melhor sociedade democratizada.

Curvo-me em tua Homenagem\ até ao Além!

Vítor Colaço Santos

Fechar Menu