Madeira

13 condenados na Madeira por tráfico internacional de droga

None

A sentença em 1.ª instância da ‘Operação Poseidon’ acaba de ser anunciada, esta quinta-feira, no Tribunal da Comarca da Madeira.

Os arguidos envolvidos no caso internacional de tráfico de droga foram condenados pelo crime de tráfico de estupefacientes, dois com uma pena de prisão de oito anos, seis com pena de prisão de seis anos e cinco com pena de prisão de quatro anos. Destes cinco, uma das arguidas teve pena especialmente atenuada por colaboração com as autoridades pós-delito, tendo sido decretada a sua liberdade imediata.

A operação remonta a Março de 2019 quando a Polícia Judiciária do Funchal, em cooperação com autoridades internacionais, deteve quatro pessoas no navio cruzeiro MSC Opera, que transportavam entre 11 a 16 quilos de cocaína pura para desembarcar no Funchal. O cruzeiro era proveniente das Caraíbas. Na Região, estavam alojadas outras oito pessoas que transportariam, alegadamente, a droga via avião para países europeus.

Os 13 arguidos têm entre os 20 e os 52 anos, onde se incluem duas mulheres grávidas.

Na Região continuam 10 arguidos em prisão preventiva. A meio do julgamento, que começou em Maio de 2019, a medida de coação das duas mulheres grávidas foi revista e, agora, uma está em prisão preventiva no continente e a outra encontra-se em prisão domiciliária em Espanha. 

Fechar Menu