Madeira

PSP assinala aniversário com o foco no combate à criminalidade

O Comandante Regional da PSP, Superintendente Luís Simões, elogia a postura dos agentes da PSP no combate à Covid-19 e fala num aumento da criminalidade geral. Os números da sinistralidade rodoviária preocupam, assim como as situações de pobreza.

None

Na cerimónia do 142.º aniversário do Comando Regional da Madeira, assinalada hoje, de forma interna, sem a presença da Comunicação Social, o Comandante Regional, Luís Simões, mostrou-se satisfeito pela forma como todo o efectivo da PSP respondeu às diferentes missões que resultaram da pandemia da Covid-19 e pelo facto desta missão ter sido reconhecida pela população e elogiada por diversas autoridades.

O Superintendente frisou ainda que os dois anos à frente do Comando Regional da PSP dá-lhe “total confiança nas mulheres e nos homens que ingressaram na PSP e que prestam serviço neste Comando Regional e nos valores que defendem e praticam”.

Reafirmou a sua “gratidão” e prestou o seu reconhecimento a todos os polícias que durante os últimos meses colocaram todo o seu empenho e dedicação na protecção e segurança da população da Madeira e do Porto Santo, tendo recordado que a pandemia ainda não acabou.

Aumento da criminalidade geral

Num balanço à actividade operacional de 2019, o Superintendente Luís Simões destacou o aumento da criminalidade geral na ordem dos 2.9%, induzido por furtos de e em veículos, assim como em estabelecimentos e áreas anexas a residências.

No que diz respeito à criminalidade violenta e grave, houve apenas um aumento de mais dois crimes em relação a 2018 e, neste âmbito, apenas o roubo a pessoas na via pública apresentou um aumento mais relevante.

Números que, segundo o Comandante Regional, estão a ser contrariados nos primeiros sete meses de 2020 com “reduções significativas da criminalidade geral (menos 12%) e na criminalidade violenta e grave (menos 27%).

Luís Simões alertou para as situações de pobreza, de consumo de estupefacientes, de mendicidade e de permanência na via pública de cidadãos sem-abrigo, salientando que apesar de a PSP estar atenta e mostrar-se disponível para colaborar e participar nessas soluções integradas, são situações que “necessitam de soluções integradas no âmbito da saúde e da segurança social”.

Nos próximos meses, a PSP vai intensificar a fiscalização, já que os números da sinistralidade rodoviária de 2019 e nos últimos 3 meses de 2020 (Junho a Agosto), bem como o número de vítimas são “preocupantes e justificam o intensificar da acção e a reflexão da sociedade madeirense”.

Segundo o Comandante Regional, este ano foram adquiridos e distribuídos 10 motociclos, 3 carros patrulha (um eléctrico), um veículo descaracterizado para investigação criminal, uma viatura todo-o-terreno e equipamento colectivo e individual para a Brigada de Busca, Salvamento, Socorro e Resgate em Montanha, sistemas de iluminação de emergência, radar portátil a laser e sonómetros.

Ainda este ano, serão entregues mais 10 carros-patrulha, em fase final de aquisição pelo Governo Regional da Madeira, novos emissores-receptores rádio a distribuir pela Direcção Nacional, da nova central telefónica VOIP e de obras que visam aumentar o número de canis no edifício da Penteada.

Foi ainda feito um “upgrade” tecnológico da central 112, que era uma “necessidade urgente”, permitindo que a Região Autónoma da Madeira passe a ter a georreferenciação das chamadas para o 112, a gravação dessas mesmas chamadas, e que passe a estar interligada, em complemento e em redundância, com o Centro Operacional 112 do Sul.

Uma aposta que permitirá garantir um “melhor serviço de atendimento de emergência aos cidadãos madeirenses e porto-santenses, e, a curto prazo, uma ainda melhor interligação tecnológica com o Serviço Regional de Proteção Civil”, frisou o Comandante Regional da PSP.

Houve ainda tempo para agradecer o esforço que tem sido feito em relação aos projectos para as novas instalações da Divisão e esquadras de Machico, Santa Cruz, Porto Santo e da Ponta do Sol, assim como da beneficiação das instalações das esquadras da Ribeira Brava e do Porto Moniz.

Referiu ainda a urgência de se encontrar uma solução, provisória ou definitiva, para a melhoria das instalações da PSP no concelho da Calheta e pediu ao Director Nacional da PSP a adaptação do sistema SCoT ao Comando Regional da Madeira e para o avanço do projecto do futuro Centro de Comando e Controlo Operacional deste Comando Regional.

No final da cerimonia, vários elementos policiais foram condecorados com as Medalhas de Serviços Distintos, Medalhas de Mérito, Medalhas de Comportamento Exemplar (ouro, prata e cobre), Medalhas de Assiduidade (3 estrelas, 2 estrelas e 1 estrela), bem como Louvores de Mérito.

Fechar Menu